Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Agosto / 07 / [França] Feira da Autogetão 2014: um balanço contrastante e 90 fotos

[França] Feira da Autogetão 2014: um balanço contrastante e 90 fotos

By A.N.A. on 7 de Agosto de 2014

franca-feira-da-autogetao-2014-u-1

[A terceira Feira da Autogestão aconteceu em Montreuil entre 28 e 29 de junho de 2014. O evento, apoiado por 81 instituições (sindicatos, cooperativas, associações e organizações políticas), 1.280 pessoas participaram ao total, mesmo com um tempo terrível durante todo o fim de semana.]

O balanço da Feira da Autogestão 2014 é contrastante.

Entre os elementos positivos, houve um acontecimento importante, pela terceira vez consecutiva, inteiramente autofinanciado, sem um grande orçamento, com uma dedicação maior dos militantes benévolos.

O conteúdo político da Feira nos parece igualmente em progressão, com fóruns de um bom nível e bem frequentados (a programação ainda está disponível online). E a programação cultural estava em alta, graça ao concerto de “Moussu T” e “Lei Jovents”, ao coral “Chants Rebelles”, e a “Un aller simple”, tocante peça de teatro escrita e montada por trabalhadores informais [sem documentos] de Montreuil.

Esse ano, além da cidade do software livre, o atelier de auto-reparação de bicicletas, o espaço cinema, o bar e as cantinas autogeridas, a Feira da Autogestão abrigou, pela primeira vez, um encontro profissional: o encontro de padarias alternativas, com uma dezena de estruturas participantes. No mesmo espírito, o debate “Autogestão e Cinema” permitiu o encontro de vários grupos alternativos de produção e de difusão, numa lógica de ajuda mútua.

Essas duas últimas iniciativas foram particularmente importantes para a Feira, que aspirou a ser dessa vez uma catalisadora de experiências alternativas, um cruzamento militante e um lugar de descobertas amplamente aberto.

É sem dúvida sobre esse último ponto que devemos avançar. O público não progrediu neste ano, a despeito da instalação da Feira na paisagem. Nós devemos, tendo em vista a edição de 2015, continuar a inovar para evitar a rotina.

Em conclusão, só podemos celebrar ao ver o conceito se multiplicar. Depois de Montreuil e Toulouse, Gard e Finstère organizaram suas próprias Feiras da Autogestão. Outras regiões seguirão. Enfim, o objetivo de reafirmar a existência – multiforme – de uma corrente autogestionaria nos parece atingido. Falta dar mais força à autogestão para fazê-la uma ferramenta de resistência e de ruptura com o sistema capitalista.

Assembleia geral de 6 de julho de 2014.

foire-autogestion.org

Galeria com 90 imagens da Feira:

https://www.flickr.com/photos/foire-autogestion/sets/72157645680268982/with/14632074516/

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/05/28/franca-3a-feira-da-autogestao-em-montreuil/

agência de notícias anarquistas-ana

Morre na areia
a força telúrica
da onda brutal

António Barroso Cruz

Compartilhe: on Twitter on Facebook on Google+

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Educação, Mundo | Tagged França

« Previous Next »

Sobre

Blog que reproduz as notícias da Agência de Notícias Anarquistas (ANA)

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon, Twitter e Facebook.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Antenor em [Canadá] Toronto: Apologia ao ódio e genocídio não tem vez no campus – um relato do protesto antifascista de 18 de dezembro na Universidade X30 de Dezembro de 2021

    Esses racistas de merda estão em todos lugares. Felizmente o antifascismo também se faz presente em toda parte!

  2. Antenor em [Espanha] A estranha conexão entre anarquismo, futebol e a guerrilha30 de Dezembro de 2021

    Caraca, muito daora! Não sabia MESMO disso!

  3. oabutre em [Portugal] A pandemia da civilização28 de Dezembro de 2021

    Este e outros textos do mesmo autor podem ser encontrados aqui: http://oabutre.noblogs.org/

  4. politicas da performance arte em [Canadá] O 15º Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal procura peças!22 de Dezembro de 2021

    Insisto! Não há teatro anarquista. A forma teatro anarquista é uma contradição nos termos. Quanto muito há teatro produzido por…

  5. jack em [EUA] “LA Art and Music Festival Benefiting Mutual Aid Project”, um sucesso apesar das ameaças da extrema-direita e da polícia20 de Dezembro de 2021

    boa tradução! abs!

Copyleft © 2022 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários