Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Julho / 10 / [Espanha] Lançamento: La furia

[Espanha] Lançamento: La furia

By A.N.A. on 10 de Julho de 2015

espanha-lancamento-la-furia-1

Reivindicações e manifestos de uma revolucionária canibal

Théroigne de Méricourt.

Pioneira do feminismo guerreiro foi uma das figuras mais fascinantes e polêmicas durante a Revolução Francesa, ao propor a criação de batalhões de amazonas. Foi uma mulher furiosa livre, perigosa, uma figura espectral e, por vezes, aterradora.

“A coluna era dirigida pelos membros do clube feminino de Théroigne de Méricourt. Gritavam “Viva a nação!”, berravam a sua ira, agitavam facas e os seus olhos brilhavam como os das feras”, comentou um observador durante os dias mais agitados da Revolução Francesa. O nome de Théroigne de Méricourt tem estado envolvido em sombras. É uma figura incomoda, irredutível e excessiva que, sempre recebeu, os piores adjetivos de que nos podemos lembrar: amante de carnificinas, histérica, louca e canibal. Suscitou o desprezo de muitos homens do seu tempo, incluindo os que se assumiam revolucionários. Os aristocratas estavam aterrados “Esta fúria chamava-me pelo meu nome e anunciava-me que cedo, a minha cabeça cairia e beberia do meu sangue”, confessou um deles.

A quase totalidade das informações que temos sobre ela, pertencem ao “inimigo”, foram manipulados, ou são diretamente falsos. Mas qual é a razão de todo este ódio? Após séculos de obscurantismo, talvez hoje, possamos reescrever a sua história, situando-a onde merece, pois estamos perante uma figura enorme do feminismo contemporâneo. Figura que reivindica o não dar a outra face, o tomar a iniciativa e a organização sem necessidade da aprovação masculina. A bela Théroigne, aquela por quem perguntava Baudelaire “incitando, com faces e olhos de fogo, um povo descalço, ao assalto”, teve a ousadia de ressuscitar o mito das amazonas ao irromper pela Assembleia e, perante o espanto dos jacobinos, exigir a formação de batalhões de mulheres armadas, as suas temidas amazonas com armas.

Foi uma mulher furiosa, livre, perigosa, uma figura espectral e, por vezes, aterradora. Sim, essa mulher que, como Valerie Solanas e os seu célebre SCUM (as suas vidas foram em grande medida similares), faleceu só e abandonada num hospital psiquiátrico, padecendo de uma doença, descrita pelo médico que a assistia, como “melancolia”. Um final triste para todas essas aventuras protagonizadas por mulheres que caíram no esquecimento da história, por serem denominadas histéricas, loucas e mulheres sem o domínio da razão, talvez por lhes sobrarem demasiadas razões.

La Felguera Editores, Colección Memorias del Subsuelo, 31. Madrid 2015

190 págs. Rústica 19×4 cm

ISBN 9788494420801

16.00€

Veja aqui o book-trailer: https://vimeo.com/131295347

lafelguera.net

Tradução > Ophelia

agência de notícias anarquistas-ana

Sobe a piracema…
A continuidade da vida
na contramão.

Teruko Oda

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários