Culmina encontro de anarquistas em Cuba

culmina-encontro-de-anarquistas-1

Os anarquistas cubanos concluíram domingo passado (7 de junho) a Segunda Jornada Primavera Libertária de La Habana, um encontro auspiciado pelos coletivos independentes Taller Libertario Alfredo López, El Guardabosques e a Locación Cristo Salvador.

De 29 de maio a 7 de junho, as e os participantes majoritariamente jovens ensaiaram o que chamam “um espaço aberto a processos e dinâmicas antiautoritárias e anticapitalistas” onde elementos como a “horizontalidade”, “aprendizagem mútua” e “responsabilidade” estiveram na base.

Cumpriram com o programa de cinco dias de trabalho e discussões 51 participantes de Cuba, Alemanha, República Dominicana, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Canadá e França.

Ademais, desde México, Estados Unidos e Argentina, se enviaram colaborações.

Com a intenção de desenvolver um encontro que incluíra temas transcendentais para estes coletivos, críticos do atual ordenamento institucional cubano, a jornada esteve articulada por cinco linhas gerais.

O primeiro eixo de trabalho se referiu às criações antiautoritárias. Aqui se apresentaram experiências artísticas em Cuba e no mundo, que foram fruto de um processo de trabalho coletivo horizontal e a margem das instituições.

Também, a nova cena de relações inter-estatais entre Cuba e Estados Unidos, reiniciadas em 17 de dezembro de 2014, teve sua correspondente análise entre os ácratas cubanos.

“Desconhecemos os termos desta negociação. Trata-se de um golpe de efeito que contribui a uma mentalidade milagreira e nos deixa como espectadores passivos”, avaliam integrantes doTaller Libertario em uma apresentação.

“Nos preocupa, ademais, que se gerem novas oportunidades para que o capital explore “mais” e “melhor” a nossa gente; que intensifique o conformismo, a insignificância e a miséria, por obra de mais consumismo, mais depredação ao meio ambiente e mais invasão da cultura para massas”, acrescentaram.

Nos debates criticaram-se também as medidas econômicas da atual reforma que vive o arquipélago e se avaliaram seus custos sociais.

Por sua parte, o coletivo El Guardabosques expôs as relações das empresas que integram a Coalizão Estadunidense de Agricultura por Cuba com práticas lesivas ao ambiente, contrárias a legislações protetoras do meio ambiente e dos trabalhadores e promotoras de cultivos transgênicos.

Ligadas ao grupo que agora faz loby em Washington para levantar o bloqueio imposto a Cuba desde 1962 e ampliar os intercâmbios no setor do agro, estão a American Farm Bureau FederationAmerican Soybean AssociationNational Corn Growers Association e a International Dairy Foods Association, entre outras.

Também foram debatidos assuntos relacionados com o gênero, raça, orientação sexual, modelos de alimentação, discriminações e autoritarismos.

Realizou-se a apresentação de várias publicações independentes como o fanzine de arte “Carne Negra”, o boletim ambientalista “El Guardabosques” e o número cinco em versão impressa do periódico anarquista cubano “Tierra Nueva“.

A primeira edição desta Jornada teve lugar no ano passado.

De acordo com o historiador e ativista social Mario Castillo, estas experiências conseguiram “estabelecer vínculos com valiosas pessoas que fazem parte de outros circuitos, que podem ser muito proveitosos para o trabalho social e a ampliação dos espaços e as perspectivas libertárias no contexto cubano”.

Fonte:

http://news.caribseek.com/index.php/caribbean-islands-news/cuba-news/item/100066-culmina-encuentro-de-anarquistas-en-cuba.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/05/29/cuba-programa-da-2a-jornada-primavera-libertaria-de-havana/

agência de notícias anarquistas-ana

No solar ruído
há ainda verdes cortinas
e um senhor, o sapo.

Alexei Bueno