Publicamos o comunicado emitido por várias coletividades anarquistas em 25 de julho, sobre a fundação de uma Federação Anarquista.
Coletividades anarquistas: Ao movimento anarquista, aos explorados e aos oprimidos
Nós, os coletivos que assinamos este comunicado, estamos completando os procedimentos para a fundação de uma Federação Anarquista, e anunciamos que estes estão chegando a seu fim. A finalização completa destes procedimentos será sucedida pelo congresso de fundação da Federação, o qual temos a intenção de que se realize de 3 a 4 de outubro de 2015.
Depois de longos procedimentos entre coletividades, pretende-se abrir um novo capítulo na história da organização do movimento anarquista na Grécia.
Durante dois anos aconteceu um diálogo político sem precedentes, com uma enorme agenda que cobre a maior parte das questões relacionadas com o movimento revolucionário anarquista. Trata-se de uma deliberação difícil, que incitou grupos anarquistas de toda Grécia não só a refletir e posicionar-se sobre uma infinidade de temas, sobre muitos dos quais não haviam formado completamente uma opinião, senão também a formular posições junto com outras coletividades, com as quais não tinham necessariamente códigos comuns e relações políticas anteriores. E tudo isto ao mesmo tempo que era necessário buscar a forma correta para montar todo este processo, com as coletividades participantes tendo por sua vez sua ação autônoma.
Dos grupos que responderam ao “chamamento dos quatro” (Kathodón, Ciclo do Fogo, Anarquistas pela Liberação Social, Local Antipnia) e que puseram em marcha o projeto (naquele momento a iniciativa fechou suas portas a novas formações) através de uma série de encontros sucessivos de dois dias a cada dois meses em todo o país, de processos de unanimidade, de síntese e de consenso, a maioria dos grupos chegou ao final, ainda que finalmente não foi possível que todos continuassem de acordo, sendo o ponto principal da discrepância a estrutura e o modo de funcionamento da organização.
Nós os coletivos que assinamos este comunicado estamos completando os procedimentos para a fundação de uma Federação Anarquista, e anunciamos que estes estão chegando a seu fim. A finalização completa destes procedimentos será sucedida pelo congresso de fundação da Federação, o qual temos a intenção de que se realize de 3 a 4 de outubro de 2015.
O congresso será sucedido por um período de um ano de funcionamento experimental, em que este projeto federativo entrará no campo da luta real, assim que através dela seja determinado que mudanças ou adaptações se precisem fazer, tanto em questões nas quais haverá unanimidade como em questões nas quais as decisões serão tomadas por consenso. Estas mudanças, junto com o material do novo diálogo realizado anteriormente ao congresso (esta vez o diálogo será público) se concretizarão no primeiro congresso regular, celebrando um ano depois, a forma final da Federação.
Com este nosso comunicado, saudamos por sua vez o outro projeto organizativo que surgiu do “chamamento dos quatro”, o da “Organização Anarquista Política” (O.72, Negro e Vermelho, Disinios Ippos, Dinamitera, Ciclo do Fogo) e esperamos ter uma boa colaboração com ele no campo das lutas sociais.
Chamamos os e as anarquistas a integrarem-se em grupos coletivos ou a organizar os seus.
Chamamos às formações coletivas do movimento anarquista a refletir sobre as problemáticas que durante todos estes anos se revelaram pelo modo de funcionamento do “espaço” (anarquista) e a responder a nosso chamamento, ou qualquer outro chamamento que eles considerem mais próximo a suas opiniões. Em resumo, chamamos ao movimento anarquista, aos indivíduos e os coletivos, a passar a um nível organizativo superior.
Por nossa parte, já que nosso esforço organizativo se dirige com rapidez e a ritmo constante até a sua conclusão, com a finalização de nossos procedimentos anunciaremos nossos próximos passos. Em qualquer caso, em setembro de 2015 tentaremos realizar nossas primeiras ações conjuntas, começando com nossa presença nas manifestações da Feira Internacional de Tessalônica, e em seguida nas ações de memória celebradas no aniversário do assassinato de Pavlos Fyssas.
Organização e luta pela liberdade e o comunismo. Organização e luta pela anarquia.
Atenas: Anarquistas pela Libertação Social (AKA), Grupo anarquista Thryalida, Coletividade anarquista Kathodón, Coletividade Anarquista de Nova Filadelfia (ASYNF), Ciclo Vazio, Ruvíkonas
Tessalônica: Grupo anarquista Ano Throsko, Iniciativa anarquista de Tessalônica
Heraclión, Creta: Coletividade anarquista Octana
Patras: Coletividade anarquista No Man´s Land
O texto em grego:
https://athens.indymedia.org/post/1547566/
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/comunicado-de-fundacion-de-federacion-anarquista/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
vôo dos pássaros!
fio costurando ligeiro
o céu ao mar.
Tânia Diniz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!