Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Setembro / 29 / [Espanha] Demonstração de força neonazista no bairro madrilenho de Tetuán

[Espanha] Demonstração de força neonazista no bairro madrilenho de Tetuán

By A.N.A. on 29 de Setembro de 2015

espanha-demonstracao-de-forca-neonazista-no-bair-1

 

Cerca de 500 militantes neonazistas de todo o Estado espanhol e do HSM participaram da manifestação racista e espanholista

 

Eles não tinham que passar, mas o fizeram. E com confortável força. Quase meio milhar de neonazis, apoiadores do Hogar Social Ramiro Ledesma (HSM), provenientes de todas as partes de Madrid e mais além (Toledo, Zaragoza e até mesmo alguns neofascistas italianos ligados à Casapound), se manifestaram desde Chamberí até Tetuán enquanto gritavam slogans como “Nós somos a Espanha!”, “Tetuán, trabalhadora e espanhola” ou “Livre, Social, Nacional”, portando bandeiras espanholas, do espaço social ultra e do partido grego neo-nazi Aurora Dourada, a terceira força nas últimas eleições na Grécia. Tetuán é um bairro da classe operária e com a presença de migrantes. O HSM pretendia precisamente atacar o coração da coexistência entre esses dois eixos. O lema da manifestação já indicava o sentimento xenófobo de tudo isso: “pelos direitos sociais dos nacionais”. Uma das bandeiras que liderava a manifestação rezava “Espanhóis Bem-vindos”, em irônica referência ao movimento de solidariedade com os refugiados que chegam à Europa: “Refugees Welcome”.

                                                                                                   

Muitos dos manifestantes mostraram uma estética próxima do que se entende por hipster (barba, cabelo curto ordenadamente preparado, tatuagens coloridas), afastado do tradicional skinhead cabeça-raspada de extrema-direita. O HSM realizou indicações para os manifestantes sobre os padrões de se vestir e de comportamento. Por exemplo, só era admissível simbologia distribuída pelo próprio HSM: não eram bem-vindos, por exemplo, bandeiras espanholas com símbolos de eras passadas. Também se pediu que “o bom comportamento” fosse a regra durante a marcha. Tudo responde a uma clara influência norte-europeia, incluindo a prática anti-antifa de fotografar a imprensa que cobriu o evento.

No entanto, antes das nove da noite, depois da manifestação, já havia evidências de uma agressão fascista a um rapaz, ao que o Samur teve que socorrer com uma fenda na cabeça. Poucos minutos depois, um cidadão de origem chinesa também foi agredido. A caçada começara.

A fraqueza do movimento antifascista em Madrid

A manifestação neonazi neste sábado deixa bem claramente a fraqueza do movimento antifascista de Madrid. Não pelo número de neonazis, mas pela falta de resposta. Uma fatalidade que não é nova, mas que tem sido destacada ante o impulso do HSM e a modernização de seu discurso xenófobo. Na manhã de sexta-feira a Coordenação Antifascista de Madrid (CAM) comunicou à delegação do governo, em caráter de urgência, uma manifestação para sábado à tarde, sob o lema “Racismo não. Refugiadas Bem-vindas”. Como a manifestação do HSM, esta também tinha que terminar nas ruas de Tetuán. A chamada circulou pelas redes sociais, como Twitter, com cartaz incluído.

No entanto, a delegada do governo, Concepción Dancausa, informou a proibição da marcha antirracista para “questões de forma”. Diante de tal decisão, a CAM cancelou a manifestação, mantendo totalmente de lado de qualquer mobilização antifascista que surgira como uma alternativa. Vale lembrar que a senhora Dancausa é filha de Fernando Dancausa, que morreu em 1992, falangista e prefeito de Burgos nos últimos anos do regime de Franco, a quem se deve o mérito de ser o fundador da Fundación Francisco Franco, dado que o coletivo antifascista levantou como suspeita em torno da decisão da delegada atual.

Ao tumulto causado pela manifestação proibida por ordem governamental, se deve adicionar a confusão por outra chamada contra a marcha neonazista por um grupo que se autodenomina “vizinhos e vizinhas de Tetuán” que ninguém sabia nada. Até momentos antes do início da manifestação xenófoba, o movimento antifascista tentou coordenar uma marcha espontânea de repulsa, sem sucesso. Algumas fontes consultadas pela Directa, ciente da falta de uma ampla e diversificada frente antifascista, advertiram seu medo a que houvesse uma desgraça para que somente ai aparecesse uma resposta unificada para os discursos e apresentações como as do HSM.

Recapitulação da semana anterior ao 26-S

Na segunda-feira passada, 21 de setembro, uma unidade de oficiais antidistúrbios da polícia nacional desalojava, às 06:00 da manhã, na antiga sede do Fórum Filatélico na rua Jose Abascal, o edifício ocupado pelo HSM, desde onde se coordenavam ajudas xenófobas conduzidas pelo coletivo ultradireitista. Durante a ação da polícia, um dos militantes do HSM foi preso acusado de agressão à autoridade, colocado posteriormente à disposição da justiça. Na mesma segunda-feira, em torno de uma vintena de pessoas entre os sem-teto expulsos do imóvel da rua José Abascal e membros do HSM, acamparam na calçada da Palácio de Cibeles, onde está localizada a Prefeitura de Madrid. Desta forma, os militantes da extrema-direita – muitos com claras ligações neonazistas – compartilharam o espaço com o acampamento contra a Lei da Mordaça, localizado no oposto pólo ideológico, que ali se encontram desde o final de julho.

Dois dias depois, as pessoas da equipe “Ahora Madrid”, que governa o Consistório da capital espanhola liderada por Manuela Carmena, reuniu-se com membros do HSM para encontrar uma solução acordada. A proposta da Prefeitura foi no sentido de ceder o Samur Social aos sem-teto a quem o HSM havia acolhido. No entanto, os militantes do HSM rejeitaram tal proposta porque, como argumentaram, significava excluir as pessoas de fora da capital. A tensão de ambos os lados em Cibeles foi institucionalizada através de uma troca de cartas entre a delegada do governo, Concepción Dancausa, e o Conselheiro Para a Saúde, Segurança e Emergência, Javier Barbero.

O resultado final ocorreu na noite de sexta-feira para sábado, quando seis carros da polícia municipal desalojaram os dois acampamentos.

Com os fatos consumados, Barbeiro publicou uma declaração em um site ligado à Prefeitura de Madrid, onde, entre outras declarações, afirmou que a polícia municipal “tinha despejado os dois grupos” porque antes a inibição da delegada do Governo, eles não poderiam permitir “um potencial cenário de confronto”. Neste sentido, o conselheiro salientou que enquanto os membros do acampamento contra a lei da “Mordaça” não conheciam tendências violentas, o HSM “é conhecido como grupo neonazista, que menospreza, insulta e agride pessoas pelo simples fato de serem diferentes (…) Não me parece um argumento válido a liberdade de expressão de ideias neonazistas através de grupos neonazistas”.

Fonte:

https://directa.Cat/actualitat/demostracio-de-forca-neonazi-Al-Barri-madrileny-de-Tetuan

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/09/25/espanha-manifestacao-racismo-nao-refugiadas-sao-bem-vindas/

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/09/25/espanha-nazis-do-desalojado-hogar-social-madrid-pretendem-se-manifestar-no-sabado-em-tetuan/

agência de notícias anarquistas-ana

É primavera
Cidade florida
Alegria do povo

Docá

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários