Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Dezembro / 01 / [Itália] Lançamento: Utopia e Ação. Por uma história do anarquismo na Itália (1848-1984), de Antonio Senta

[Itália] Lançamento: Utopia e Ação. Por uma história do anarquismo na Itália (1848-1984), de Antonio Senta

By A.N.A. on 1 de Dezembro de 2015

italia-lancamento-utopia-e-acao-por-uma-historia-1

 

Se os anarquistas não se importarem, a história os fará seu inimigo.

Gaetano Salvemini

Do levante de 1848 ao neo-anarquismo de 68, Senta esboça uma original história do anarquismo italiano, com inúmeras pequenas histórias de homens e mulheres que deram substância real para a combinação única de liberdade e igualdade que é a ideia anarquista. Graças a uma narrativa apertada e convincente, participamos do fluxo direto dos eventos tumultuosos que se cruzam, influenciam e frequentemente modificam a história da Itália. Sem perder os personagens mais conhecidos, esta é acima de tudo a história dos diversos protagonistas anônimos que foram a carne viva do movimento italiano, a história dos ideais políticos e das paixões humanas que provocaram gerações de militantes. O resultado é a riqueza de uma ideia intrinsecamente plural, experimental e antidogmática e que, através da história, se torna um movimento concreto em uma dimensão que está longe de ser apenas política, mas, sobretudo, social e ética.

A história nada mais é do que o esforço desesperado do ser humano de dar corpo ao mais clarividente de seu próprio sonho.

Albert Camus

• Veja o trailer do livro, com imagem e legendas em ordem de aparição:

https://www.youtube.com/watch?v=TfVT0SC6FQA

Antonio Senta (Fiesole, 1980), pesquisador da Universidade de Trieste, é membro do comitê científico do Arquivo Família Berneri-Chessa de Reggio Emilia e da série promovida pela Ottocento Duemila Clionet.

Utopia e Ação. Por uma história do anarquismo na Itália (1848-1984)

2015

Prefácio de Claudio Venza

256 págs. (com fotografias)

€ 15,00

Elèuthera

eleuthera.it

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Noite escura,
chuva fina esconde
a lua cheia

Fabiano Vidal

Posted in Geral | Tagged Itália

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Marcelo em [Canadá] Ativistas roubam US$ 3.000 em alimentos de um supermercado para redistribuí-los gratuitamente26 de Dezembro de 2025

    Perfeito....

  2. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  3. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  4. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  5. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários