Em 27 de novembro aconteceu um ataque fascista contra a okupa Libertatia em Tessalônica. A seguir, o comunicado emitido pela Assembleia da okupa. Na parte da tarde realizou-se no lado de fora da okupa uma concentração antifascista em solidariedade com a Libertatia.
Na madrugada da última sexta-feira, 27 de novembro, um grupo de fascistas tentou incendiar o edifício da okupa Libertatia. Mais especificamente, eles tentaram se aproximar na parte da okupação que dá para a rua Sarantaporu, e depois de derramar gasolina neste espaço puseram fogo na porta lateral do edifício que está sem uso. Quando as pessoas que estavam naquele momento no edifício perceberam, agiram rápido e conseguiram extinguir o incêndio. O resultado do fogo foi uma porta queimada.
Esse fato vem se somar a uma série de ataques que colocam como alvo espaços e estruturas do movimento. Recentemente alguns ataques fascistas semelhantes aconteceram contra as okupas de Kuvelu e Agros, ambas em Atenas, assim como na okupação Elea, em Corfu. Da nossa parte queremos deixar claro que tais práticas não nos assustam nem nos aterrorizam, mas que despertam a nossa consciência e a vontade de lutar contra o fascismo e o sistema que o gera: o capitalismo.
Todos esses ataques vêm desmentir aos que acreditavam que a sentença de condenação do Aurora Dourada significaria a eliminação do fenômeno fascista. O fascismo, como fenômeno social, não pode ser afrontado pelo sistema que o engendra, o alimenta e o fortalece. O mesmo sistema que o usa para reprimir, enganar e aterrorizar, e sempre servindo aos interesses do grande Capital. A nossa posição firme é que nenhum julgamento por si só é suficiente, mas que é necessário uma organização de classe antifascista em todos os campos da vida social (escola, universidade, trabalho, vizinhança). Para defender os nossos espaços, como pontos de ruptura com a rede de relações de exploração, como locais de resistência e de realização das nossas propostas para uma sociedade de igualdade e liberdade.
Vamos cruzar novamente os nossos caminhos da ação antifascista tenaz. Montar barricadas contra a ameaça fascista. Pela revolução e a sociedade sem classes.
Okupa Libertatia
O texto em grego:
http://libertatiasquat.blogspot.com.es/2015/11/libertatia-27.html
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/tesalonica-ataque-fascista-a-la-okupa-libertaria/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Uma quaresmeira
roxeia o cerrado.
Dói um coração.
Onofra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!