Confira a programação da 6ª Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre (RS)

confira-a-programacao-da-6a-feira-do-livro-anarq-1[A 6ª Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre (RS) vai acontecer no período de 10 a 13 de dezembro. O evento vai ocupar praças e espaços libertários da Cidade. Abaixo a programação do evento.]

• Quinta-feira, 10 de dezembro, Biblioteca Kaos. Alberto Torres, 185.

19h. Atividade contra o ecocídio em Mariana. Roda de conversa e vídeos sobre as lutas contra as mineradoras.

• Sexta-feira, 11 de dezembro, Okupa Semente. João Guimarães, 243.

17h. Abertura da 6ª FLAPOA. Montagem das bancas.

18h. Roda de conversa e debate. “Retrospectivas anárquicas em volta da fogueira”.

21h. Música ao vivo. Klock e Sementeirxs.

• Sábado, 12 de dezembro, Okupa Kuna e praça da frente. Av. Osvaldo Aranha, 518.

Bancas de livros e materiais anarquistas; teatro, malavares, atividade para criança ao longo do dia.

10h: Videogames Independente.

Menos Playstation Banca & Fliper: videogame amador para levar e jogar no local! Conheça jogos como “Mario Empalado” e “Terror Suburbano no País das Maravilhas”!

12h: Rango. Leva seu prato e sua colher!

13h30: Cartografia Insurgente.

Uma oficina sobre representar graficamente através de mapas pontos chaves de controle, segregação, exploração das cidades por parte do estado-capital.

15h: Atividade com Maria.

17h: Federalismo anarquista e lutas dos dias atuais.

Daremos uma panorâmica do movimento anarquista após década de 1970 discutindo as tentativas organizacionistas e as lutas nas quais anarquistas atuaram e como atuaram. Estabeleceremos análises distinguindo o movimento anarquista das organizações anarquistas dialogando com interpretações e críticas das relações movimento anarquista, organização anarquista, lutas sociais e revolução social. Concluiremos apresentando a iniciativa federalista anarquista.

19h: Homenagem para a Editora Deriva e troca de ideias entre editoras.

Roda de conversa contando a história da Deriva, contextualizando a importância das editoras na difusão das ideias anarquistas e lançamento de material em comemoração aos dez anos da Deriva.

21h: Filme: “Los ojos de America” seguido de troca de ideia.

Filme sobre a vida de America Scarfo e sua história de amor com Severino di Giovanni.

• Domingo, 13 de dezembro, praça do Aeromóvel, em frente ao Gasômetro.

Bancas de livros e materiais anarquistas; teatro, malavares, atividade para criança ao longo do dia.

10h: Atividade sobre Parto Natural.

10h: Devir Antipatriarcal.

Esta instancia pretende iniciar procesos necesarios de des-construcción en lo personal y colectivo, considerando que la estructura politico-social hetero-normativa impuesta, nos afecta a todxs quienes nacemos en esta era antropocéntrica. Por lo tanto entendemos que el Patriarcado es el pilar fundamental que sustenta las desigualdades de este Mundo, CAPITALISMO-DESTRUCCIóN DE LA TIERRA-RELACIONES HUMANXS Y NO-HUMAXS. Entonces DEVENIR afirma la necesidad urgente de introspección, y re-apropiación de la vida en todos los planos posibles, desde lo individual a lo colectivo, de lo simple y básico a lo más interno y profundo de nuestro “ser”. Como cuerpa-sujetxs bio-politicamente asignadxs, nunca sabremos realmente como seria nuestro comportamiento en plena naturalidad, por eso este llamado, es a todxs quienes sientan la necesidad de arrojarse a la inmensidad de lo desconocido. Conspiremos, compartamos vidas y experiencias, destruyamos-nos a nosotrxs mismxs, aprendiendo de nuestros errores, de nuestros sentires, cuestionemos todo lo que esta “normalidad” defiende, volvamos a experimentar ludd-icamente, de nuestras curiosidades, nuestros deseos, miedos y vergüenzas, que así como nos domesticaron, a través de la fuerza de la costumbre, podremos revelarnos y Mutar a la multiplicidad de ser. “Si piensas que eres libre, es por que no as volado lo suficientemente alto, como para chocar con las rejas” NO HAY A DONDE HUIR…

 

12h: Rango: Leve seu prato e sua colher.

13h30: Dilemas do anarquismo contemporâneo e lançamento do livro “Anarquia Viva”.

Bate-papo com o lançamento do livro “Anarquia Viva”.

13h30: Novas fronteiras de controle.

O que as políticas de segurança dos estados de Israel, Medellin e Rio de Janeiro têm em comum? Partindo da ideia de arquipélagos carcerários, ou seja, a transposição de políticas carcerários para o meio social, através da militarização e controle do movimento de pessoas dentro de territórios ocupados por potenciais inimigos internos destes estados, traçamos um paralelo onde Medellin e Rio de Janeiro são laboratórios que implementaram estratégias afins às de controle do território palestino.

15h: O fim da sociedade industrial e o nosso futuro. Mudança climática, radiação, fim da energia barata entre outros problemas e alternativas de ação.

17h: Responsabilização no convive com crianças e adolescentes.

Durante a tarde: Pintada de muros anti-arte coletiva.

19h: Okupa KUNA, Av. Osvaldo Aranha, 518. GIG.

GIG com as bandas: Visão feminina; Rap sin Marca; Indefinidxs; Kaotica; Kretina; Ned Ludd; ChoriKumbia; Blatta Knup.

flapoa.libertar.se

agência de notícias anarquistas-ana

pousada na lama,
a borboleta amarela,
com calor, se abana

Alaor Chaves