Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Confraria de Navegantes Anarquistas organizou seu primeiro evento público, uma jornada de apresentação em Barcelona, com palestras, projeção de vídeos, oficinas, e outras coisas mais.
Os objetivos da Confraria de Navegantes Anarquistas são:
– Acabar com o tópico náutico = elitismo.
– Reivindicar a vida a bordo como uma alternativa.
– Lutas em defesa do meio ambiente marinho.
– As lutas sociais relacionadas com o mar.
– Explorar as brechas legais.
– Recuperar a memória histórica do litoral.
– Compartilhar conhecimentos.
– Compartilhar recursos.
– Estender a rede.
M a n i f e s t o
Nômades do mar, corsários do século XXI, viajantes flutuantes, vagabundos com estilo ou punks de cabotagem, aspirantes a piratas e chispa anti-sistema: uni-vos! Não importa se conduz um brigue ou uma jangada auto-construída; um catamarã ou uma canoa, uma escuna ou um barquinho de papel…
Porque o mar e os veleiros não são apenas um luxo para os playboys e privilegiados, ao contrário: os navegantes que melhor conheciam o mar falavam claramente de sua rejeição a uma sociedade coercitiva e consumista.
Porque a vida a bordo de um barco é uma interessante alternativa de vida nesta sociedade suicida.
Porque o prazer de içar velas e se aventurar sem pressa para novos horizontes não tem preço, e a vida do verdadeiro navegante é uma vida sem fronteiras, em harmonia com a natureza.
Muitos nós e nenhuma amarra, RECLA-MAR pretende reunir recursos e coordenar diferentes projetos “anarco-velejadores” para que cada vez mais gente tenha a oportunidade de se aproximar do maravilhoso mundo da vela.
Para que a nossa comunidade flutuante seja cada vez mais numerosa, organizada e atrevida.
“Não há liberdade sem o mar”, Proudhon
Mais infos: recla-mar.org
agência de notícias anarquistas-ana
Caem no telhado
gotas de chuva ritmadas:
fresca batucada.
Ronaldo Bomfim
I work and live in a catamaran its the life that I choosed and Only that makes me happy but its not a luxury life our only lux is the sea, enjoy camarades!
Salud y libertad, y un palmo de agua bajo la quilla!
Viva a confraria dos anarco velejadores!
Me identifiquei!
Bom dia amigos,
Sou francês vivendo no Brasil ha 30 anos. Fiquei construindo
veleiros durante 10 anos no Rio de Janeiro. Finalmente tive dinheiro
para fazer o meu.Construiu um 30 pés ( GP 30)) e um belo dia sai para dar a volta o mundo que acabou em volta do atlântico por causa de um ataque de pirata ao frente ao Suriname. Com a mulher da minha vida velejamos 15000 milhas e visitamos 33 ilhas em 4 anos de pura felicidade.Agora morro no sul da Bahia a onde me consolo velejando de kite surf e fazendo delivery Achei esse site e m’identifique bastante com o seu conteúdo; Abraço a todos!!
legal grande jogada ,tamos ai .
Sou franco-brasileiro e atualmente vivo no Brasil, em Angra dos Reis. Ja vivi a bordo em um veleiro de 33 pés e este foi a época mais feliz de minha vida.
Tomei a decisão de voltar para o mar, voltar a viver em um veleiro. Me identifiquei 100% com a tua proposta. Este é o caminho!
Identifiquei-me muito com isso aí… Seria um grande prazer em poder contribuir de alguma maneira. Bons ventos a todos!