Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Março / 03 / [Grécia] Atenas, 5 de março: manifestação contra o desmantelamento da seguridade social

[Grécia] Atenas, 5 de março: manifestação contra o desmantelamento da seguridade social

By A.N.A. on 3 de Março de 2016

grecia-atenas-5-de-marco-manifestacao-contra-o-d-1

Pôster e chamada da Assembleia de anarquistas e comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia, para protestar contra o desmantelamento da seguridade social.

O texto do cartaz:

Insurreição proletária contra o desmantelamento da seguridade social que sela (culmina) e aprofunda o ataque dos memorandos dos últimos anos.

Guerra contra a União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, que transformaram o país em uma “colônia devedora”.

Guerra contra a burguesia local, cujo desenvolvimento e prosperidade econômica dependem dos saques aos fundos públicos, os muitos dos impostos pagos pelos fracos, cortes nas pensões, confiscos de casas, cortes de energia para os pobres, e a desvalorização e a exploração contínuas da classe trabalhadora.

Guerra contra a “esquerda” do Capital, que segue a política de memorandos de governos anteriores, demonstrando sua falta de consequência ética e política para aqueles que neles acreditaram.

Manifestação: Sábado 5 de março, Monastiraki, Atenas, às 12:00.

Assembleia de anarquistas e comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia

O texto da chamada:

Nenhuma mentira pode ocultar a verdade sobre a lei geral de Segurança Social. Nenhuma festa comunicativa, nenhum debate no Parlamento pode esconder o fato de que o objetivo da presente proposta de lei que dissolve a seguridade social é a defesa dos interesses da classe burguesa grega, da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, a superação da crise em benefício do Capital e em detrimento dos trabalhadores.

Por esta razão, a reforma previdenciária proposta pela coligação governamental aos credores incluía: a redução das pensões, o aumento das contribuições dos trabalhadores para a seguridade social (contribuições), o aumento (atraso) da idade para aposentar, a promoção da previdência privada, a venda de imóveis, ou não, dos fundos e a eliminação de pequenos e médios agricultores. É uma proposta, no entanto, que foi rejeitada pelos amos (soberanos) do país: a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. O governo, em plena colaboração com os credores, já se prepara para apresentar uma proposta de lei contra a seguridade social ainda mais dura, que incluirá: a introdução de “pensão nacional de dois níveis”, de acordo com os listados de contribuição, cortes horizontais de 55% em pensões complementares, reduções de 20% a 50% nas indenizações por aposentadorias e nos dividendos, e a redução do montante máximo pago na pensão.

De qualquer forma, as reformas contra a seguridade social são parte do terceiro memorando, cuja aplicação não é o único remédio que temos de acordo com o primeiro-ministro. Este memorando explicitamente impõe cortes nos benefícios de Pensões e da seguridade social.

Nenhuma mentira pode ocultar a verdade sobre a Lei Geral de Seguridade Social. A causa do desmantelamento dos fundos de pensão é o saque de seu capital por várias décadas, a sua introdução na bolsa e o investimento de seu dinheiro em obrigações estruturadas, o “PSI” em 2012, que lhes custou cerca de 26 bilhões de euros e a recente recapitalização dos bancos, com a qual os fundos perderam mais de 1 bilhão de euros. A causa é a redução das contribuições patronais nos anos anteriores, sonegação generalizada de contribuição de empregadores, que se calculou atingir 13 bilhões de euros, o trabalho sem segurança social, o corte de salários, os programas de cinco meses de trabalho e o desemprego.

Todos na rua. Todos a luta.

Não temos escolha que não lutar contra a dissolução da seguridade social. É um acervo (conquista) histórico que garante a pensão e acesso a estruturas de saúde e proteção social. Não temos escolha senão lutar se queremos viver com dignidade, se nós queremos derrubar as medidas impopulares e bárbaras dos memorandos. A esperança vem apenas com a cotidiana luta social e de classe. A luta contra o desmantelamento da seguridade social, que é o início do contra-ataque proletário, da insurreição popular contra a barbárie do capitalismo.

Guerra ao Estado, guerra ao Capital, a União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional.

Manifestação: Sábado 5 de março, Monastiraki, Atenas, às 12:00.

Assembleia de anarquistas e comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia

O texto em grego:

http://syneleusi-enantiastin-ee.espivblogs.net/2016/02/26/%CF%80%CF%81%CE%BF%CE%BB%CE%B5%CF%84%CE%B1%CF%81%CE%B9%CE%B1%CE%BA%CF%8C%CF%82-%CE%BE%CE%B5%CF%83%CE%B7%CE%BA%CF%89%CE%BC%CF%8C%CF%82-%CE%B5%CE%BD%CE%AC%CE%BD%CF%84%CE%B9%CE%B1-%CF%83%CF%84%CE%B7-2/

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/atenas-5-de-marzo-manifestacion-contra-el-desmantelamiento-de-la-seguridad-social/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Nos bambus já escuros,
morcegos, daqui, dali,
também sem destinos.

Alexei Bueno

Compartilhe: on Twitter on Facebook on Google+

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Blog que reproduz as notícias da Agência de Notícias Anarquistas (ANA)

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon, Twitter e Facebook.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Antenor em [Canadá] Toronto: Apologia ao ódio e genocídio não tem vez no campus – um relato do protesto antifascista de 18 de dezembro na Universidade X30 de Dezembro de 2021

    Esses racistas de merda estão em todos lugares. Felizmente o antifascismo também se faz presente em toda parte!

  2. Antenor em [Espanha] A estranha conexão entre anarquismo, futebol e a guerrilha30 de Dezembro de 2021

    Caraca, muito daora! Não sabia MESMO disso!

  3. oabutre em [Portugal] A pandemia da civilização28 de Dezembro de 2021

    Este e outros textos do mesmo autor podem ser encontrados aqui: http://oabutre.noblogs.org/

  4. politicas da performance arte em [Canadá] O 15º Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal procura peças!22 de Dezembro de 2021

    Insisto! Não há teatro anarquista. A forma teatro anarquista é uma contradição nos termos. Quanto muito há teatro produzido por…

  5. jack em [EUA] “LA Art and Music Festival Benefiting Mutual Aid Project”, um sucesso apesar das ameaças da extrema-direita e da polícia20 de Dezembro de 2021

    boa tradução! abs!

Copyleft © 2022 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários