Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Março / 03 / [Grécia] Atenas, 5 de março: manifestação contra o desmantelamento da seguridade social

[Grécia] Atenas, 5 de março: manifestação contra o desmantelamento da seguridade social

By A.N.A. on 3 de Março de 2016

grecia-atenas-5-de-marco-manifestacao-contra-o-d-1

Pôster e chamada da Assembleia de anarquistas e comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia, para protestar contra o desmantelamento da seguridade social.

O texto do cartaz:

Insurreição proletária contra o desmantelamento da seguridade social que sela (culmina) e aprofunda o ataque dos memorandos dos últimos anos.

Guerra contra a União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, que transformaram o país em uma “colônia devedora”.

Guerra contra a burguesia local, cujo desenvolvimento e prosperidade econômica dependem dos saques aos fundos públicos, os muitos dos impostos pagos pelos fracos, cortes nas pensões, confiscos de casas, cortes de energia para os pobres, e a desvalorização e a exploração contínuas da classe trabalhadora.

Guerra contra a “esquerda” do Capital, que segue a política de memorandos de governos anteriores, demonstrando sua falta de consequência ética e política para aqueles que neles acreditaram.

Manifestação: Sábado 5 de março, Monastiraki, Atenas, às 12:00.

Assembleia de anarquistas e comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia

O texto da chamada:

Nenhuma mentira pode ocultar a verdade sobre a lei geral de Segurança Social. Nenhuma festa comunicativa, nenhum debate no Parlamento pode esconder o fato de que o objetivo da presente proposta de lei que dissolve a seguridade social é a defesa dos interesses da classe burguesa grega, da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, a superação da crise em benefício do Capital e em detrimento dos trabalhadores.

Por esta razão, a reforma previdenciária proposta pela coligação governamental aos credores incluía: a redução das pensões, o aumento das contribuições dos trabalhadores para a seguridade social (contribuições), o aumento (atraso) da idade para aposentar, a promoção da previdência privada, a venda de imóveis, ou não, dos fundos e a eliminação de pequenos e médios agricultores. É uma proposta, no entanto, que foi rejeitada pelos amos (soberanos) do país: a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. O governo, em plena colaboração com os credores, já se prepara para apresentar uma proposta de lei contra a seguridade social ainda mais dura, que incluirá: a introdução de “pensão nacional de dois níveis”, de acordo com os listados de contribuição, cortes horizontais de 55% em pensões complementares, reduções de 20% a 50% nas indenizações por aposentadorias e nos dividendos, e a redução do montante máximo pago na pensão.

De qualquer forma, as reformas contra a seguridade social são parte do terceiro memorando, cuja aplicação não é o único remédio que temos de acordo com o primeiro-ministro. Este memorando explicitamente impõe cortes nos benefícios de Pensões e da seguridade social.

Nenhuma mentira pode ocultar a verdade sobre a Lei Geral de Seguridade Social. A causa do desmantelamento dos fundos de pensão é o saque de seu capital por várias décadas, a sua introdução na bolsa e o investimento de seu dinheiro em obrigações estruturadas, o “PSI” em 2012, que lhes custou cerca de 26 bilhões de euros e a recente recapitalização dos bancos, com a qual os fundos perderam mais de 1 bilhão de euros. A causa é a redução das contribuições patronais nos anos anteriores, sonegação generalizada de contribuição de empregadores, que se calculou atingir 13 bilhões de euros, o trabalho sem segurança social, o corte de salários, os programas de cinco meses de trabalho e o desemprego.

Todos na rua. Todos a luta.

Não temos escolha que não lutar contra a dissolução da seguridade social. É um acervo (conquista) histórico que garante a pensão e acesso a estruturas de saúde e proteção social. Não temos escolha senão lutar se queremos viver com dignidade, se nós queremos derrubar as medidas impopulares e bárbaras dos memorandos. A esperança vem apenas com a cotidiana luta social e de classe. A luta contra o desmantelamento da seguridade social, que é o início do contra-ataque proletário, da insurreição popular contra a barbárie do capitalismo.

Guerra ao Estado, guerra ao Capital, a União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional.

Manifestação: Sábado 5 de março, Monastiraki, Atenas, às 12:00.

Assembleia de anarquistas e comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia

O texto em grego:

http://syneleusi-enantiastin-ee.espivblogs.net/2016/02/26/%CF%80%CF%81%CE%BF%CE%BB%CE%B5%CF%84%CE%B1%CF%81%CE%B9%CE%B1%CE%BA%CF%8C%CF%82-%CE%BE%CE%B5%CF%83%CE%B7%CE%BA%CF%89%CE%BC%CF%8C%CF%82-%CE%B5%CE%BD%CE%AC%CE%BD%CF%84%CE%B9%CE%B1-%CF%83%CF%84%CE%B7-2/

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/atenas-5-de-marzo-manifestacion-contra-el-desmantelamiento-de-la-seguridad-social/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Nos bambus já escuros,
morcegos, daqui, dali,
também sem destinos.

Alexei Bueno

Compartilhe:

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários