Eventos da AIT na Austrália

eventos-da-ait-na-australia-1

 

Durante 12 dias, no início de fevereiro, membros do Secretariado da AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) visitaram a Austrália. Uma série de eventos públicos, workshops e visitas foram realizados aos anarquistas e libertários. A viagem promoveu as ideias do anarcossindicalismo e apresentou os tipos de ações obreiras que são possíveis, usando como exemplo as ações de sucesso das seções da AIT. Foi também uma jornada de boa vontade e solidariedade por ocasião do 30º aniversário do ASF-AIT, nossa seção australiana, e dos 60 anos da AIT na Austrália (tanto a CNT espanhola e búlgara no exílio tinham organizações na Austrália e procuraram apresentar seu legado e disseminar o ideal anarcossindicalista neste país).

Realizaram-se eventos públicos nas principais cidades da Austrália – Brisbane, Sydney, Melbourne e Perth. As conversações contaram todas com boa assistência, não só dos membros e apoiantes da ASF, mas também de uma variedade de pessoas libertárias. Houve também oficinas e debates. Um evento foi patrocinado pela Jura Books e foram mantido conversações no Clube Anarquista de Melbourne. Membros da ASF e do Secretariado também visitaram o último veterano vivo da Revolução Espanhola no exílio e outro ativista de toda vida do exílio da CNT, nascido no exílio. Em nome da Associação Internacional dos Trabalhadores, desejamos-lhe muita saúde e felicidade e agradecemos seu trabalho em levar as ideias do anarcossindicalismo e a AIT à Austrália.

Durante a viagem também protestamos ante o Consulado Espanhol em Melbourne para demandar a liberação dos marionetistas presos pelo estado espanhol com acusações fictícias (um dos companheiros da CNT).

Também falamos com os membros dos sindicatos afiliados a ASF, a Associação de Trabalhadores de Telecomunicações e o Sindicato Geral de Trabalhadores do Transporte. No momento de nossa visita, o primeiro levava a cabo negociações com outros sindicatos sobre um convênio coletivo com uma grande empresa de telecomunicações.

Nos alegrou ver que havia grande interesse na Austrália e que a ASF segue adiante. Agradecemos a todos os companheiros da ASF e demais (Jura Books, MAC, etc…) por sua hospitalidade, a agradável recepção e a oportunidade de nos reunirmos e debater.

Viva o anarcossindicalismo na Austrália e no mundo inteiro!

Secretariado da AIT.

iwa-ait.org

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/18/australia-anarquistas-v-s-hipsters-o-clube-anarquista-de-melbourne-na-batalha-contra-a-gentrificacao/

agência de notícias anarquistas-ana

Quietos, no jardim,
mãos serenadas. Na tarde,
o som das cigarras.

Yberê Líbera