O Projeto Mato & Morro chega para mostrar e incentivar novas possibilidades e modos de vida comunitários. Inspirados em projetos já existentes, espalhados pelo mundo todo, como Ecovilas, Assentamentos libertários, etc., decidimos sonhar também. E sonhar mais alto. Como não estamos sonhando sozinhos, este sonho está se tornando cada dia mais real.
O diferencial deste projeto é a ênfase na cura social, através de uma experiência de autogestão e horizontalidade, fortalecendo o poder pessoal, exercido diretamente por todos. A recuperação de pessoas socialmente adoecidas, seja pelo abandono, seja pelo apego, serão recebidas para se curarem e se fortalecerem na consciência da unidade na multiplicidade. Seu poder pessoal será trazido à tona para atuar diretamente na construção do mundo ideal.
Acredito que novas experiências de vida em comunidades baseadas na horizontalidade podem abrir novas perspectivas e incentivar cada vez mais pessoas a propagar esse tipo de experiência, criando novas alternativas para as pessoas que perceberam o quanto são oprimidas pelo atual modelo de sociedade.
As pessoas que se uniram a este sonho despertaram deste delírio que teimam em chamar de progresso. Ousaremos decrescer e registraremos todas as vitórias e obstáculos, para que possam replicar nossa experiência livremente.
A Comunidade edificará basicamente: Casa comunitária central; Aposentos individuais; Cozinha Comunitária, forno e composteira; Banheiros comunitários secos; Hortas agregadas ao SAF (sistema agroflorestal); Casa de Cura (onde as pessoas doentes receberão tratamento natural, embora conte com um profissional de saúde); Templinho (Lugar de silêncio e meditação, para que os moradores exerçam sua liberdade de crença). Para isso, precisamos de alguns materiais comprados. Mesmo assim, planejamos que a maior parte da estrutura será edificada com materiais alternativos (terra, bambu, sucata), tanto para construção quanto para a manutenção da Comunidade.
Liberte-se você também. Ou acha que viver pra acumular é tudo o que há? Contamos com você para que você possa contar conosco.
Para ajudar, acesse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-mato-e-morro-fase-2
agência de notícias anarquistas-ana
um atrás do outro
cactus florescem
enquanto a lua não vem
Nenpuku Sato
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!