[Argentina] Congresso Internacional de Investigadorxs sobre Anarquismo em Buenos Aires, de 26 a 28 de outubro de 2016
C o n v o c a t ó r i a
Enquanto dentro do arco da esquerda, o anarquismo sempre despertou um interesse constante, e nas últimas décadas a pesquisa acadêmica sobre o tema tem tido um crescimento visível na diversidade de seus cortes temáticos e metodológicos. Ao mesmo tempo, a organização recente das bibliotecas e arquivos militantes criou uma nova disponibilidade de fontes documentais, estendidas globalmente pelos meios digitais. E no mesmo sentido, o surgimento de renovadas coleções editoriais libertárias levou a uma grande circulação de textos em diferentes países do mundo, que não só procurou promover uma releitura histórica de seu itinerário ideológico, mas também reassentar os debates e lutas contemporâneas.
O grupo organizador do Primeiro Congresso viveu de perto este processo, tanto em pesquisa e ativismo, edição, arquivamento e ensino. Grande parte de seus membros realizou cinco Encontros de Investigadorxs sobre Anarquismo, cujos programas podem ilustrar este crescimento: éramos apenas um punhado em 2007 em torno de uma mesa, até que em 2015 esses mesmos dias de pesquisa transbordaram em dezenas de documentos de várias cidades e países. Esperamos que em um I Congresso Internacional tenhamos a possibilidade de alcançar um maior contato entre os investigadores e ao mesmo tempo preservar as práticas de leitura e discussão mútua que caracterizaram as edições anteriores de nossas jornadas. Com este objetivo, convidamos todos investigadorxs, professores e alunos a participar do I Congresso Internacional de Investigadorxs sobre o anarquismo organizado pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Cultura da Esquerda (CeDInCI-Usam) e do Instituto de Estudos Superiores (IDAES -UNSAM) na cidade de Buenos Aires, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2016.
Apresentação dos trabalhos
O prazo para a inscrição e data de submissão de resumos está programado para 15 de maio de 2016, o prazo para a submissão de trabalhos será até o dia 17 de julho de 2016.
O título dos resumos e trabalhos deve incluir: Autor/a/s; título; filiação institucional; correio eletrônico. Resumos: terá uma extensão entre 400 e 500 palavras, espaçamento de 1.5, fonte Times New Roman 12, em Libre Office ou Word, e devem ser enviados utilizando o formulário na seção “inscrição” deste website. Apresentações: tamanho máximo de 20 páginas com espaço 1.5 (incluindo notas, fotos, etc.), folha de tamanho A4, fonte Times New Roman 12, com notas de rodapé em Times New Roman 10 e com dados bibliográficos completos (é pedido especificar se é necessária mídia audiovisual para a exposição).
Com base nas apresentações recebidas se realizará avaliação de aceitação, sugerindo-se respeitar a extensão programada e atribuir à redação a maior clareza e precisão possível. A Comissão Organizadora exercerá as funções de comitê avaliador das, ou recorrerá à avaliação externa quando julgar necessário.
Os resultados da avaliação e confirmação dos trabalhos que farão parte do Congresso serão informados a partir de 15 de agosto de 2016.
Cronograma e prazos
Submissão de resumos e inscrições: 15/05/2016
Envio de trabalhos completos: 17/07/2016
Resultados da avaliação e confirmação dos trabalhos que farão parte do Congresso: 15/08/2016
congresoanarquismo.cedinci.org
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Limpo o rosto na camisa –
O vento começa a trazer
As primeiras gotas de chuva
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!