Europa Fortaleza:‬ 45 voluntários que apoiam refugiados na ‪Grécia detidos desde terça-feira

europa-fortaleza-45-voluntarios-que-apoiam-refug-1

Europa Fortaleza:‬ 45 voluntários que apoiam refugiados na ‪Grécia detidos desde terça-feira

Milhares de refugiados estão neste momento retidos em Idomeni (norte da Grécia), junto à fronteira com a Macedônia, fechada há bastante tempo. Muitos, depois de rumarem aos campos oficiais geridos por militares, regressaram a este campo gerido maioritariamente por voluntários. Aí, ativistas e voluntários de toda a Europa cozinham diariamente milhares de refeições e fornecem ajuda médica e produtos de higiene, entre outros, com mais eficiência do que nos campos a cargo das respeitosas instituições europeias, com acesso a financiamento e pessoas a trabalhar a tempo inteiro.

Estes ativistas e voluntários têm agora que fazer face a uma crescente repressão. Na terça-feira, unidades antiterroristas gregas efetuaram pelo menos 16 detenções temporárias em checkpoints perto de Idomeni. Ontem, mais 29 voluntários foram detidos por estas mesmas unidades.

Depois do início da transformação dos campos de refugiados em campos de detenção (onde a maioria aguardará a deportação para a Turquia), as autoridades europeias começam agora um processo de criminalização dos e das voluntárias, com o objetivo de afugentar qualquer testemunha no terreno. O Conselho Europeu prepara planos para equiparar a assistência humanitária com tráfico de pessoas, criminalizando assim quem salva vidas no mar e trata dos sobreviventes em terra.

Ficarão assim, mais ainda do que agora, com o caminho livre para levar a cabo todo o tipo de atrocidades contra as pessoas que chegam à Europa em fuga da miséria e das guerras que o Velho Continente criou ou ajudou a criar.

Fonte: facebook.com/guilhotina.info/photos/a.440006416115840.1073741829.434894793293669/928443283938815/?type=3&theater

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/04/07/grecia-nao-ha-cercas-apenas-nas-fronteiras-2/

agência de notícias anarquistas-ana

Azul e verde e cinza –
Olhando bem, o céu
É de todas as cores!

Paulo Franchetti