Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Maio / 05 / [Espanha] Crônica 1º de Maio em Barcelona

[Espanha] Crônica 1º de Maio em Barcelona

By A.N.A. on 5 de Maio de 2016

espanha-cronica-1o-de-maio-em-barcelona-1

 

Este 1º de Maio caracterizou-se pela diversidade de convocatórias no seio do movimento libertário da cidade de Barcelona e localidades limítrofes. Em nosso caso, desde a Regional de Catalunha e Baleares da CNT-­AIT organizamos um ato no qual o eixo central foi, como não podia ser de outra maneira, a problemática da classe trabalhadora, tanto no mundo estritamente laboral (conflitos sindicais) como em todas as situações derivadas do fato de pertencer a esta classe social: migrações, desalojos, repressão, guerras…

O ato começava às 10 horas. Durante toda a manhã sucederam-se diversos discursos de companheiras/os implicados em diferentes lutas, paralelamente ao desenvolvimento de atividades infantis, postos e distribuidoras de livros anarquistas e a criação de um mural comemorativo do 1º de Maio. As lutas resumidas nos diversos discursos foram uma pequena mostra da atividade que durante o último ano nossa organização realizou em diversas localidades. Entre elas, destacamos as seguintes intervenções:

– Seção Sindical de UDON: as companheiras desta empresa nos relataram sua experiência sindical, especialmente a vitória conseguida pela CNT durante a greve convocada no mês de janeiro deste ano, que resultou na melhora das condições de trabalho de toda a equipe. Ressaltaram a importância da ação direta como método para solucionar os problemas laborais, assim como a importância da unidade e da luta das trabalhadoras para fazer frente às injustiças que se cometem a cada dia nos centros de trabalho.

– Seção Sindical de Mary’s Twins: as companheiras de Prat del Lobregat nos contaram a repressão sindical sofrida por reclamar que se cumprissem seus convênios laborais. Trata-se de uma empresa de limpeza que nem sequer cumpre as mais mínimas condições laborais especificadas no convênio coletivo. As companheiras nos explicaram a dificuldade de manter a cabeça erguida em um setor como o da limpeza, o qual devido à pirataria dos empresários e os estigmas baseados na opressão do gênero feminino, se encontra muito menosprezado. No caso das companheiras, a exigência de umas condições dignas resultou na demissão de várias trabalhadoras que atualmente estão lutando por sua readmissão.

– Iluminação pública de Granollers: um companheiro de Granollers nos atualizou sobre a situação deste conflito, que começou faz já vários anos com a demissão de vários trabalhadores da empresa IMESAPI após a convocatória de uma greve. No dia de hoje, após uma sentença favorável a readmissão dos trabalhadores, a atual empresa, SECE, continua se negando a pagar os salários de tramitação que deve. Ademais, obrigada na sentença a sub-rogar aos trabalhadores, lhes despediu imediatamente após reincorporar-se ao centro de trabalho. Atualmente se está brigando pela readmissão dos trabalhadores e pelo pagamento dos salários de tramitação que lhes deve.

– Sergi, antifascista condenado a prisão: o companheiro Sergi, do sindicato de Barcelona, nos contou a repressão sofrida a raiz de participar em uma ação de repulsa à celebração de um concerto neonazi no ano 2011. Atualmente o companheiro tem uma sentença de prisão, paralisada temporariamente até a resolução de uma petição de indulto. O companheiro assinalou a importância de fazer frente à extrema-direita, especialmente em um momento em que suas organizações estão crescendo alimentadas pelo racismo e o ódio gerado pelo capitalismo e a política de guerra, tanto militar como econômica, que obrigam a milhões de pessoas a migrar para sobreviver.

– Grevistas 29M: uma das pessoas detidas após a passada greve de 29M de 2012 nos atualizou a respeito do processo penal que pretende levar ao cárcere a dois grevistas e no qual está envolvida a empresa El Corte Inglês. Por sua vez, o companheiro, militante da CNT-­AIT de Barcelona, reafirmou o caráter de confrontação inerente às greves, fazendo uma dura crítica às tentativas de regulação das mesmas, as quais estão orientadas a fazê-las menos eficazes. A partir deste processo judicial, tanto a CNT-­AIT de Barcelona como Acció Llibertària de Santscomeçaram uma extensa campanha para defender a greve como ferramenta de luta e para assinalar a participação de empresas como El Corte Inglês na repressão às pessoas que lutam.

– Fantoches: também houve ocasião para recordar aos companheiros detidos em Madrid pela apresentação de um espetáculo de fantoches. Os compas, membros da companhia Fantoches desde Baixo, e um deles afiliado à CNT­AIT de Granada, se encontram atualmente a espera de julgamento, acusados de enaltecimento do terrorismo. Nos lembra que pela obrigação de acudir a assinar aos tribunais os dias 5 de cada mês, desde os grupos de apoio aos fantoches estão se organizando concentrações coincidindo com este momento. Portanto, o próximo dia 5 às 12 horas teremos um encontro antirrepressivo na “Ciutat de la Jusiticia”.

Por último, um companheiro da CNT-­AIT de Barcelona assinalou as linhas gerais de ação do anarcossindicalismo, destacando a importância de passar à ofensiva e não só fazer um sindicalismo de defesa.

Posteriormente aos discursos, o ato foi amenizado pelas atuações musicais de Juanito Piquete, primeiro, e Freehand Doblezero & DJ Bloom em seguida. Ambas atuações se caracterizaram por uma explícita mensagem política de corte libertária. No caso de Juanito Piquete, tratou-se de canções de corte mais “tradicional”, voz e guitarra. Freehand y DJ Bloom, no entanto, nos deleitaram com um rap cru e direto, carregado de letras incendiárias.

Às 14 horas, com algum atraso, partiu uma manifestação pelas ruas do Raval y el Paral∙lel. A manifestação contou com uma participação de umas 500 pessoas, e em todo momento se entoaram cânticos a favor da luta obreira, as pessoas presas e contra o Estado e o Capitalismo.

Manifestação

O ato da manhã concluiu depois da manifestação com uma comida popular. Posteriormente numerosas pessoas foram à manifestação libertária unitária da tarde, a mais numerosa das marchas anticapitalistas da jornada, onde vários milhares de pessoas percorreram o centro da cidade. É destacável a ação que aconteceu em Ciutat Vella, onde se ocupou uma antiga escola de artes para destinar o edifício à acolhida de pessoas migrantes e refugiadas. Exemplos como este demonstram que a solidariedade do movimento libertário não é só palavra escrita.

Por todo o relatado, este ano despedimos a jornada do 1º de Maio com bom sabor na boca e esperando que seja o impulso militante e animador que nos permita afiançar as lutas anarcossindicalista e libertárias da cidade de Barcelona e seus arredores.

Fonte: http://cnt.es/noticias/barcelona-cr%C3%B3nica-1-de-mayo

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Aqui e ali,
Sobre os campos florescem
As quaresmeiras.

Paulo Franchetti

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Educação, Espaços Autônomos, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários