Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 26 / [Espanha] CNT recorda os anarquistas retaliados durante a Guerra Civil

[Espanha] CNT recorda os anarquistas retaliados durante a Guerra Civil

By A.N.A. on 26 de Julho de 2016

espanha-cnt-recorda-os-anarquistas-retaliados-du-1

 

A CNT de Jerez está desenvolvendo durante esses dias várias atividades de Memória Histórica, recordando os anarquistas retaliados na Guerra Civil de 1936-1939 que finalizou na noite de sábado, com um passeio noturno de memória anarquista em Jerez.

Essa semana na biblioteca da CNT se apresentou o documentário “Sebastián Oliva: a voz do campesino”, que narra a vida do líder dos campesinos de Jerez que fundou a Federação Nacional de Trabalhadores Agricultores e que dirigiu o jornal “A voz do campesino”, órgão de reivindicações a nível nacional. No documentário, interviram José Luiz Gutiérrez Molina e as netas de Oliva. No ato, além disso, se apresentou uma investigação que o sindicato realizou, identificando a militância anarquista dos 80 assassinados de Jerez durante a Guerra Civil.

Igualmente nessa semana se levou a cabo um ato em homenagem, nos exteriores de Alcázar, com a música do Domador de Medusas. Narraram-se várias histórias de anarquistas assassinados (José Alvaro e Honório Marín) e se contou com a participação de descendentes de Sebastián Oliva, Honório Marín, Antônio e Maria Luisa Cobo. O ato foi finalizado com uma oferenda de flores às vítimas do fascismo em Jerez.

As atividades ocorridas neste sábado dia 23, culminaram com um passeio noturno de Memória Anarquista em Jerez. Trata-se de percorrer lugares de especial significação para o movimento libertário da cidade, por ser lugares de reuniões habituais ou por haver sido lugar de atos de repressão, tanto na Guerra Civil como em momentos anteriores: A Alameda Velha, o antigo Teatro Eslava, a Praça do Mercado (execuções da Mão Negra), a Rua da Justiça e a Rua Ávila (onde se situava a Casa Coletiva).

Fonte: http://www.lavozdelsur.es/cnt-recuerda-los-anarquistas-represaliados-durante-la-guerra-civil

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Ah, dama da noite
Tempo distante não volta —
Saudade, saudade

Silvio Gargano Junior

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Henrique em Libertários Negros: Os Irmãos Fettermann12 de Maio de 2026

    História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.

  2. Henrique em [Alemanha] Milhares de jovens saem às ruas para protestar contra o serviço militar obrigatório12 de Maio de 2026

    Enquanto isso no Brasil...

  3. Henrique em [Porto Alegre-RS] Ajude o Esp(a)ço a manter suas portas abertas! 12 de Maio de 2026

    Espaços como esse são fundamentais! Força compas. Vou contribuir!

  4. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  5. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários