Espanha terá primeiro julgamento por bebês roubados do franquismo

espanha-tera-primeiro-julgamento-por-bebes-rouba-1

 

Um ex-ginecologista será julgado em Madrid por raptar, supostamente, uma recém-nascida e entregá-la a outra mulher, um crime que teria se repetido milhares de vezes durante a ditadura franquista de 1939 a 1975.

Segundo um documento recebido nesta terça-feira pela AFP, um tribunal de Madrid autorizou o processo de Eduardo Vela, o primeiro pelo escândalo dos bebés roubados, que teria começado pouco depois da chegada ao poder do general Francisco Franco, e que foi revelado em 2010.

Médicos e enfermeiras roubavam bebés de pais considerados “inimigos políticos” do novo regime, ou nascidos fora do casamento, para entregá-los a famílias simpatizantes do franquismo. A prática depois se estendeu a bebés nascidos em famílias pobres.

Vela é suspeito de ter participado, em 1969, do roubo de Inés Madrigal, que o acusa de falsificar sua certidão de nascimento para que a sua mãe adotiva, já falecida, aparecesse no documento como sua progenitora.

Ainda será determinada a data do julgamento de Vela, atualmente octogenário e acusado de rapto de crianças e de falsidade em documento oficial, entre outros delitos.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/15/unico-banco-de-dna-de-desaparecidos-na-espanha-luta-contra-tempo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/10/13/espanha-comeca-a-exumacao-dos-restos-de-um-anarquista-fuzilado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/11/espanhois-exigem-reconhecimento-dos-crimes-de-franco/

agência de notícias anarquistas-ana

areia quente
pés descalços
corrida para o mar

Carlos Seabra