Grupo de Estudo e Ação Direta Angel Cappelletti (GEADAC)
*
Longe de haver construído uma democracia participativa e protagônica, o chavismo o superou mas da democracia representativa e cupular, para terminar sendo uma ditadura.
**
Os anarquistas, na defesa dos valores de justiça social e liberdade, devem estar presentes nas lutas do povo venezuelano, lado a lado e necessariamente junto a pessoas que não pensam como eles
***
A resistência contra a atual ditadura deve promover-se e estimular-se por fora dos partidos políticos, todos e cada um, bem sejam “opositores”, do “chavismo crítico” e, especialmente, do PSUV. O povo unido avançará sem partidos.
****
Como anarquistas estimularemos as redes cooperativas e de associação sem mando nos bairros e territórios onde desenvolveremos nossa experiência de vida. Rechaçaremos, com empreendimentos concretos, os mecanismos de dominação baseados no acesso restrito aos alimentos e medicamentos, a usura e a especulação.
*****
Frente à ausência de conteúdo da proposta de “mudança” promovida pela polarização MUD-PSUV, introduziremos em todos os debates possíveis as propostas de autogestão e democracia direta, estimulando as condições que sejam favoráveis para sua realização concreta.
******
Como resposta à hegemonia da comunicação estatal, seguiremos estimulando mecanismos de difusão de informação, descentralizados e participativos, através das redes sociais, desmitificando e interpelando os falsos meios “alternativos” como Telesur ou as agências propagandísticas da ditadura que se comercializam como “comunitárias”.
*******
Promoveremos a solidariedade concreta com todas as vítimas da repressão ditatorial, incluindo nelas os presos comuns escravizados pelos chamados “Pranes”, sócios e aliados da máfia governamental no enriquecimento ilícito e a implantação de panópticos de dominação.
********
Após a retificação do camarada Noam Chomsky, que depois de apoiar o governo chavista o denunciou como “destrutivo” para a Venezuela, não existe nenhuma justificação para que grupos auto qualificados como “anarquistas” continuem apoiando fora do país um modelo de dominação hoje convertido em ditadura. Denunciaremos a esse falso anarquismo que, esquecendo sua identidade antiautoritária e o legado dos que nos precederam, continuam apoiando o Estatismo ditatorial venezuelano
*********
Declaramos que não representamos a ninguém, mas que a nós mesmos e nossos desejos de justiça e liberdade, não para um amanhã que talvez não vejamos, senão para aqui e agora.
Fonte: http://periodicoellibertario.blogspot.com.br/2017/04/venezuela-anatema-anarquista-de-lucha.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Água do poço:
o menino baixa o balde,
sobe uma estrela.
Maria Santamarina
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!