Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Abril / 18 / [Venezuela] Pronunciamento Anarquista Contra a Carta Democrática Interamericana e o Estado

[Venezuela] Pronunciamento Anarquista Contra a Carta Democrática Interamericana e o Estado

By A.N.A. on 18 de Abril de 2017

venezuela-pronunciamento-anarquista-contra-a-car-1

 

Gargantas Libertárias

Venezuela apresenta atualmente uma das piores crises da história, onde como de costume o povo ficou como vítima dos titeriteiros que manejam nossas circunstâncias e nossas condições de vida fazendo cada vez mais difícil o simples fato de existir, frente a tudo isso, e o que o status quo aqui não menciona, nós como anarquistas venezuelanos necessitamos fixar uma postura e expressar publicamente nossa opinião.

1. Rechaçamos a aplicação da Carta Democrática Interamericana e sustentamos que pelo mecanismo que encerra, é um ato onde os mesmos Estados violadores dos Direitos Humanos, autoritários e corruptos serão os que condenarão seu semelhante, (neste caso, será o Estado mexicano atualmente administrado por Peña Nieto, país das fossas comuns? Ou o Estado chileno, especialista em reprimir manifestações dos povos mapuches? Ou o Estado argentino de Macri, onde se violam direitos trabalhistas? Ou sem ir muito longe Estados Unidos? – que decidirão por nós impondo-nos suas decisões e perpetuando a estrutura estatal.

Como anarquistas vemos que historicamente isto não significou uma mudança substancial na política mais além de uma mudança de caudilho, a Carta não elimina aos corpos repressivos, nem elimina ao Estado Capital, não se veem refletidos os problemas sociais, com isto podemos dizer que não vimos a ênfase da comunidade internacional contra o Arco Mineiro do Orinoco (AMO) que condena a mineração a céu aberto, ao 12% do território nacional rico em biodiversidade, cheio de história de luta e firmeza de muitos povos indígenas. Nos preocupa que mais além dos argumentos de uns e outros, como população não conheçamos os novos limites aos que estaremos sujeitos e assim a comunidade internacional possa se valer para intervir militarmente no país, como uma pós-cons equência da aplicação da Carta.

Venezuela ficaria oficialmente condenada internacionalmente e isto geraria uma série de relações não convencionais, unidas aos problemas que já vivemos, como por exemplo, a escassez, o alto custo de vida, a impunidade, a contaminação da água, entre outros. Há muito tempo que o Estado venezuelano viola os Direitos Humanos e isso não impediu que as transnacionais viessem a obter lucros exorbitantes, não lhes importou a constitucionalidade desde que pudesse desenvolver seus projetos extrativistas ainda que violand o suas mesmas leis burguesas, com isto podemos evidenciar que a moral democrática e jurídica para ele não é mais que uma falácia. É aí onde se tira a máscara ao Estado e ao capitalismo. Depois da aplicação da Carta, como serão as relaç& otilde;es das transnacionais com o novo governo atual? Temos certeza de que seguirão acordos, estas relações pós-Carta democrática se podem demonstrar com o exemplo da primeira Carta aplicada na história, impulsionada por Alejandro Toledo em sua gestão como presidente, assim como perpetuou o IIRSA firmado por Fujimori, assinou novos acordos com transnacionais mineiras exonerando-as de impostos e reprimindo comunidades campesinas que se opunham.

2. Nossa posição contra a Carta democrática não significa que apoiemos ao governo atual, pensamos que o oficialismo, a MUD, e demais partidos políticos são múltiplas formas com o mesmo fundo, ainda que seus discursos sejam desenvolvimentistas ou progressistas, nenhum mostra uma verdadeira alternativa autônoma contra o capitalismo e por consequência do extrativismo, a maioria abriga repressores, justificam o militarismo, o clientelismo político e a m aioria ver como prioridade o pagamento das dividas externas, sem se importar como tudo isso tem sido os principais problemas que agravaram a situação de extrema necessidade e de subordinação na população.

O anarquismo como ideal rechaça ao Estado em todas as suas formas, sem exceção, não se submete ao que desde as estruturas de poder se impõe sobre a população. Ver na democracia uma forma de capitalismo, ou seja, o melhor produto, que neste caso seria o “melhor” caudilho, para que as pessoas por vontade própria o compre, ou neste caso vote pelo mesmo e lhe pague o salário.

3. Como anarquistas defendemos pela realização de uma Federação de Comunas Autônomas cuja meta é uma sociedade horizontal, sem coação, autônoma e autogerida, acionando desde a cotidianidade junto a movimentos sociais que choquem contra as estruturas de poder, e manifestações populares que reivindiquem os direitos das classes marginais e oprimidas.

Assinam: Editores de Gargantas Libertárias

Referências Bibliográficas:

• Almagro sobre el senado de E.E.U.U. http://www.eluniversal.com/noticias/politica/almagro-agradece-apoyo-del-senado-eeuu-carta-democratica-para-venezuela_641892

• Comando Sur de EEUU: Situación de Venezuela podría obligar a una respuesta regional inmediata

http://reporteconfidencial.info/movil/noticiamovil.php?id_n=3294155

• Implicaciones del IIRSA en Venezuela

https://noticiasyanarquia.blogspot.com/2016/11/las-implicaciones-de-iirsa-en-venezuela.html

• Fujimori y el IIRSA

http://larepublica.pe/impresa/politica/849754-fue-fujimori-quien-suscribio-iirsa-con-brasil-en-el-2000

• “Durante el gobierno de Alejandro Toledo (2001-2006), se suscribieron otros cinco contratos de estabilidad y se otorgó el beneficio de exoneración tributaria proreinversión a la minera Buenaventura por su proyecto Cerro Verde”

http://www.ipsnoticias.net/2010/01/mineria-peru-negocio-millonario-y-exonerado-de-impuestos/

• Biodiversidad explotada y campesinos reprimidos durante la gestión de Toledo:

http://orosucio.madryn.com/articulos/06_10_11.html

Fonte: https://gargantas-libertarias.blogspot.com.br/2017/04/pronunciamiento-anarquista-contra-la.html

Tradução > KaliMar

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/07/venezuela-anatema-anarquista-de-luta-contra-a-ditadura/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/05/declaracao-do-el-libertario-ultrapassar-os-partidos-politicos-para-enfrentar-a-crise-e-construir-uma-nova-venezuela/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/04/colombia-o-silencio-progre-sobre-a-venezuela/

agência de notícias anarquistas-ana

O sol brilha
Nas vigas da ponte –
Névoa da tarde.

Hokushi

Compartilhe:

Posted in América Latina, Economia, Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Repressão | Tagged Venezuela

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários