Depois dos protestos contra a farsa eleitoral no sábado (22) e domingo (23), durante o primeiro turno das eleições presidenciais francesas, os estudantes voltaram às ruas ontem (27) em várias cidade da França.
Em Paris, centenas de estudantes do ensino médio bloquearam as entradas de dezenas de liceus e realizaram manifestações de rua denunciando a farsa eleitoral. Escolas em Nantes, Rennes, Bordeaux e outras cidades francesas também foram bloqueadas por estudantes.
Durante os protestos em Paris, os fascistas da “Action Française” tentaram dispersar os alunos que bloqueavam uma escola. Os confrontos, então, entre estudantes e fascistas eclodiram.
Também houve registro de confrontos entre policiais e manifestantes durante uma passeata em Paris.
Em Rennes, policiais lançaram gás lacrimogêneo contra manifestantes onde quase 2 mil estudantes de ensino médio e universitários e anarquistas realizaram uma passeata. Nesta cidade do oeste francês, um policial puxou uma arma contra os manifestantes durante os confrontos (link do vídeo abaixo).
Em Bordeaux, à noite, com uma faixa onde se podia ler “Nem pátria nem patrão, autogestão”, centenas de estudantes foram às ruas do centro da cidade e houve confrontos com a polícia.
Novos protestos estão sendo convocados para hoje (28/04) em Paris.
Imagens de Paris: http://taranis.news/2017/04/paris-blocus-lyceen-et-manifestation-ni-le-pen-ni-macro/
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sGlSDK9PLd4
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Da flor o orvalho
nas pétalas: tua face
depois que choraste.
Luiz Bacellar
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!