Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Maio / 29 / [Espanha] Campanha para a edição do livro “A bala e a palavra. Francisco Ascaso (1901-1936). Vida acidental de um anarquista”

[Espanha] Campanha para a edição do livro “A bala e a palavra. Francisco Ascaso (1901-1936). Vida acidental de um anarquista”

By A.N.A. on 29 de Maio de 2017

espanha-campanha-para-a-edicao-do-livro-a-bala-e-1

 

Descrição do projeto

Queremos editar em papel a biografia de Francisco Ascaso, sem nenhum gênero de dúvidas, uma das mais renomadas e, quiçá, menos conhecidas figuras do universo libertário ibérico.

A informação sobre sua apaixonante e desconhecida vida sempre esteve reduzida aos escasos e contraditórios dados que se podem retirar das autobiografias raramente objetivas de seus companheiros de militância.

Ele entrou em contato com o poderoso ideal ácrata na cidade de Zaragoza, onde foi preso injustamente durante dois anos pelo assassinato de um jornalista no qual não teve nenhuma participação.

Uma vez em liberdade revidou quando, já estando nas fileiras do grupo ‘Los Solidarios’, acabou com a vida do cardeal Juan Soldevilla, bastião das posturas ultraconservadoras no seio da Igreja espanhola.

Preso depois de poucos dias, fugiu da cadeia e buscou refúgio na França, país no qual, junto com Durruti e outros companheiros, atravessou o Atlântico para realizar uma incrível peripécia que através de meia América o levaria desde Cuba até a Argentina, atuando igualmente como agitador das massas e expropriador de bancos.

Regressando à França, um intento fracassado para acabar com a vida de Afonso XIII os levou até Bruxelas, onde foram deportados pelas autoridades locais depois de um tortuoso processo judicial contra o qual se deu uma impressionante campanha internacional de apoio.

Francisco então volta para a nova Espanha republicana convertido em uma figura política de primeira ordem, e durante esses anos voltou seus trabalhos ao grupo Nosotros com seu cargo de secretário geral no Comitê Regional da Catalunha da CNT.

Sua faceta pública nunca o impulsionou a renunciar seu papel como homem de ação e não duvidou em se implicar profundamente na insurreição de janeiro e dezembro de 1933.

As autoridades não perdoaram seu presente e nem esqueceram o seu passado, razão pela qual foi vítima de torturas, prisões e até deportações para as colônias africanas.

Morreu em 20 de julho de 1936 quando lutava à frente do povo em armas diante do quartel de Atarazanas, o último obstáculo que o separava da vitória e do início da Revolução que tanto havia entregado desde sua primeira juventude.

Esse trabalho, primeira monografia extensa sobre a formidável aventura de sua vida, tráz à luz novos detalhes em torno de sua figura, resolve algumas contradições historiográficas e lança luz sobre uma personalidade digna do melhor roteiro de cinema.

Objetivo

Edição de 1000 exemplares em papel 21X15cm com abas de 8cm, 450 páginas, mais um encarte com fotos, offset de 80 gramas, encadernação mate de 115 gramas ou similar.

Encadernado, com capa colorida plastificada mate.

Calendário previsto

Aproximadamente um mês depois do crowdfounding as cópias estarão prontas.

Booktrailer

https://www.youtube.com/watch?v=-5XpieTNJQc

Mais info

http://vkm.is/ascaso

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/08/espanha-ferrer-ascaso-e-durruti-homenagem-no-cemiterio-de-montjuic/

agência de notícias anarquistas-ana

Formigas na porta
carregam o corpo
da cigarra morta.

Luiz Bacellar

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Educação, Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Pedro Miguel em Associação de Trabalhadores de Base (ATB) ao povo29 de Abril de 2025

    ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…

  2. Roberto em Camarada, nenhuma igreja irá te salvar — e nem quer.19 de Abril de 2025

    caralho... que porrada esse texto!

  3. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.15 de Abril de 2025

    Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…

  4. Vantiê em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…

  5. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários