“A luta indígena é também a luta por uma nova sociedade que já carregamos naturalmente em nossos corpos, anga (alma) e resistência. É o que podemos oferecer aos movimentos sociais” – Casé Angatu Xukuru Tupinanbá
Pisamos em uma terra que a mais de 500 anos atrás seus povos originários já foram livres, mas que foi invadida, saqueada e que uma grande parte de seus povos originários foram assassinados e massacrados, fatos que não fazem somente parte da nossa história, mas também da atualidade. Lutar pela causa indígena não é só lutar por terra, mas lutar por uma sociedade sem o e$tado, sem o capitali$mo e pela relação mais harmoniosa com a natureza (plantas e animais).
Atualmente a ganância da burguesia e latifundiários nacionais e internacionais tem intensificado as perseguições e assassinatos de indígenas em todo o território bra$ileiro, com a cumplicidade do e$tado e das grandes mídias. Mas em contraposição a isso indígenas de todas as partes estão se organizando para barrar tudo isso, uma mostra dessa resistência foi o dia 25 de abril onde mais de 3 mil indígenas foram até Brasília para protestar contra os ataques que estão sofrendo.
A Luta pela causa indígena também é uma das bandeiras da Rádio Cordel Anarquista, por isso preparamos um programa especial sobre o assunto, para ampliar nosso conhecimento e contribuir para essa luta que é extremamente importante tanto para os povos indígenas como para o anarquismo.
Por isso a Cordel convidou as seguintes pessoas:
Sassá Tupinambá – São Paulo/SP
Anarquista, Militante na Defesa dos direitos humanos dos povos indígenas, Assessor da Comissão de Direitos Humanos da 116° Subseção da OAB, Radioamador, Terapeuta Holístico.
Casé Angatu Xukuru Tupinambá – Ilhéus/BA
Morador no Território Tupinambá em Olivença na Aldeia Gwarini Taba Atã, Militante na Luta pelos Povos Indígenas, Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus/Bahia); Doutor pela FAU/USP; Mestre pela PUC/SP; Historiador pela UNESP; Autor dos Livros: “Nem Tudo Era Italiano – São Paulo e Pobreza na Virada do Século XIX-XX” e “Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP”, entre outros.
Quando: 17/06/2017 – Sábado
Horas: 17h30 (horário de Brasília)
Se você ficou interessadx não pode deixar de ouvir e participar!
Acesse: cordelanarquista.milharal.org
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
não tenho país
nem casa nem riqueza
e como me sinto bem!
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!