Invasões e despejos como ferramenta de repressão política na Bielorrússia

ABC-Belarus – Cruz Negra Anarquista – Bielorrússia

Nós estivemos cobrindo a situação na Bielorrússia em Março deste ano durante os grandes protestos que ocorreram ali contra a política do Estado que forçava o povo a pagar uma multa por estar desempregadx por mais de seis meses no período de um ano. Por enquanto os protestos cessaram, embora a pressão do governo sobre aquelxs que participaram nos ocorridos da última primavera não tenham parado.

Nós conhecemos ativistas do movimento anarquista e ecologista da Bielorrússia que tiveram que mudar duas vezes nos últimos seis meses devido a pressão constante da polícia sobre xs proprietárixs das casas. E o cenário se repete todo tempo. Na primavera, a polícia esteve invadindo apartamentos e casas de ativistas que já estiveram na prisão e confiscando coisas. Depois, a maior parte dos pertences foram devolvidos, mas algumxs ativistas tiveram de se mudar dos apartamentos e casas alugadas – proprietárixs não queriam problemas com a polícia e a KGB.

Na última terça-feira (26/09) ativistas anarquistas e ecologistas foram atacados de novo, após uma pausa de seis meses. Desta vez a polícia invadiu diversas casas e um apartamento por volta das 7 horas da manhã. Algumxs ativistas foram espancadxs, aparelhos eletrônicos e todo o dinheiro que estava na casa foram confiscados. Como sempre, a polícia da Bielorrússia não dá qualquer explicação para as invasões e falou sobre algum ataque criminoso a um outdoor publicitário da polícia, que aconteceu neste verão. Como resultado das invasões, ao menos umx proprietárix pressionou tirar anarquistas da casa para a qual haviam se mudado a apenas poucas semanas, fazendo-xs procurar por outro lar. Para além disso, como todo o dinheiro foi confiscado, as pessoas foram deixadas destituídas, sem que saibam quando e se o dinheiro será devolvido.

Está ficando explícito que a polícia está usando de constante pressão, em primeiro lugar, para tornar as vidas das pessoas insuportável até que desistam de seus trabalhos políticos. Outro objetivo destas invasões é humilhação e ataque psicológico – uma das invasões, desta vez, durou mais de onze horas seguidas sem qualquer intervalo. Parece que a polícia bielorrussa está ativamente usando as invasões não para encontrar evidências (as pessoas foram atacadas 6 meses atrás, suas coisas foram devolvidas e exatamente as mesmas coisas foram confiscadas novamente), mas para aterrorizar anarquistas locais com armas de fogo e forças especiais. Ativistas acreditam que este cenário de invasão-desalojo pode continuar nos próximos meses e anos, e em sua opinião, apenas a solidariedade de anarquistas no país pode ajudar a passar por estes tempos difíceis.

Para apoiar nossxs companheirxs e lhes dar dinheiro para sobrevivência diária, novos laptops e custos legais, você pode doar para a ABC-Belarus com a nota “Belarus September Raid”. As possibilidades de doação estão disponíveis aqui: https://abc-belarus.org/?page_id=3670&lang=en.

Fonte: https://abc-belarus.org/?p=8543&lang=en

Tradução > Imprensa Marginal

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/11/bielorrussia-anarquista-russo-detido-entra-em-greve-de-fome/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/29/ucrania-video-acao-anarquista-em-frente-da-embaixada-da-bielorrussia-em-kiev/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/06/alemanha-manifestacao-em-solidariedade-aos-anarquistas-presos-na-bielorrussia/

agência de notícias anarquistas-ana

No frescor da sombra
Caldo pelos cotovelos —
Manga madura

Neiva Pavesi