[Bielorrússia] Anarquista russo detido entra em greve de fome

Piotr Riabov (Пётр Рябов), um dos mais notórios historiadores do anarquismo na Rússia, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Pedagogia de Moscou, escritor, foi preso hoje (11/10) por causa de uma palestra sobre a história do movimento anarquista. Ele foi sentenciado a seis dias de prisão e entrou em greve de fome.

A prisão ocorreu em 9 de outubro passado na cidade de Baranovichi, na Bielorrússia, para onde Riabov viajou para palestrar. A polícia invadiu a palestra e prendeu o historiador e mais de vinte pessoas que vieram para o evento. Todos foram levados à delegacia e interrogados. A polícia apreendeu os livros e outros materiais impressos que Riabov iria usar durante a palestra. Naquele dia, todos foram liberados após os interrogatórios.

Contudo, no dia 10 de outubro, Riabov foi detido novamente na ferroviária da cidade quando estava retornando para Moscou. Ele foi julgado no dia 11 de outubro e sentenciado a seis dias de prisão. O companheiro foi acusado de vandalismo e de divulgação de materiais extremistas. A revista “Liberdade ou Morte” Nº 6, de 2007, foi considerada extremista. Em protesto, ele entrou hoje, 11 de outubro, em greve de fome.

Piotr Riabov, juntamente a Vadim Damier, é o principal historiador contemporâneo do anarquismo na Rússia.

Ele precisa de solidariedade internacional e de apoio urgente.

> Notícia sobre o ataque da polícia à palestra do historiador:

https://pramen.io/ru/2017/10/militsiya-atakovala-lektsiyu-petra-ryabova-v-grodno-obnovlyaetsya/

> Notícia sobre o julgamento:

https://pramen.io/ru/2017/10/petra-ryabova-sudyat-v-baranovichah/

> Link com a notícia sobre a prisão:

https://pramen.io/ru/2017/10/petra-ryabova-osudili-na-6-sutok/

> Notícia anunciando as palestras do historiador:

https://pramen.io/ru/2017/10/lektsii-petra-ryabova-v-grodno/

> Link para a página do historiador da universidade na qual leciona:

http://mpgu.su/staff/ryabov-petr-vladimirovich/

Tradução > A vagalume

agência de notícias anarquistas-ana

Fina chuva inútil
fundo musical
a flauta casual

Winston

One response to “[Bielorrússia] Anarquista russo detido entra em greve de fome”

  1. Vantiê Oliveira

    A esse pretexto, e ‘interessante’ notar que, mesmo tendo havido praticamente um seculo de totalitarismo marxista na Russia, nao nos chegam noticias sobre intelectuais marxistas proeminentes sendo presos e/ou perseguidos por causa das suas ideias.. E tem sido assim em muitas ditas ‘democracias’ pelo mundo..

    Vide o banimento ‘informal’ que se fez contra o Prof. David Graeber (antropologo e economista referencia para o Movimento Ocupy Wall Street) no mundo academico dos USA; e as perseguicoes perpetradas no mundo academico do Brasil contra figuras como as do fecundissimo Sociologo Prof. Edson Passetti, da PUC/SP – alvo de um estranho processo administrativo recem arquivado naquela universidade – e a da Prof. de Filosofia Camila Jourdan, da UERJ – presa e processada por seu ativismo nos protestos de 2013-2014 (no famoso processo dos 23 do RJ) e vitima de boicote em eventos academicos/cientificos nacionais devido ao seu ativismo politico..

    Ja quanto a notaveis intelectuais marxistas e ate fascistas, continuam seguindo suas ‘carreiras’, sem maiores ‘perturbacoes’..

    Por que sera..?