[Espanha] Milhares de pessoas em Valência contra o fascismo e pela liberdade

Sob o lema da faixa que encabeçava a manifestação, “Contra o fascismo e pelas liberdades. Não passarão!”, milhares de pessoas desfilaram neste sábado (28/10) pelas ruas de Valência para protestar contra os ataques violentos de 9 de outubro por parte de grupos de ultra-direita como “España 2000” ou “Yomus”, a facção mais radical dos torcedores do Valência FC.

Os organizadores do protesto ressaltaram que a marcha era também “contra a impunidade do fascismo em todo o Estado”. Indicando que “os fatos do 9 de outubro não são um ataque contra as pessoas que se manifestaram, mas sim um ataque direto contra todas aquelas pessoas que entendem que temos direito de viver a vida com liberdade. Porque ontem fomos nós e amanhã pode ser você. Por isso, a indiferença nunca pode ser a resposta contra o fascismo. Porque com a indiferença o fascismo cresce, se normaliza e se organiza”.

Ademais, “esta convocatória é só um ‘ponto de partida’, um ‘basta’ e um ‘recuperemos as ruas’. Porque o antifascismo não é questão de um dia, mas é uma prática e atitude diária que devemos exercer todas desde todos os âmbitos: em nossos trabalhos, no bar, no ginásio, no mercado, na escola ou instituto… em todas as partes. Porque o fascismo avança se não for combatido”.

Durante a marcha, a situação na Catalunha esteve bem presente no protesto e os manifestantes cantaram lemas como “a voz do povo não é ilegal”, “Valência será a tumba do fascismo” e o já famoso “As ruas serão sempre nossas”.

Mais de 200 entidades convocaram o protesto. Entre as entidades convocantes figuram plataformas, centro sociais, entidades culturais, ecologistas, feministas, de jovens, partidos e sindicatos.

Fonte: https://www.llibertat.cat/2017/10/milers-de-persones-a-valencia-contra-el-feixisme-i-per-la-llibertat-40351

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/12/espanha-dupla-agressao-de-carater-fascista-em-valencia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/05/espanha-cronica-de-21-de-maio-valencia-livre-do-fascismo/

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio de folhas
bananeira secando
à beira da estrada

Alice Ruiz