Esta breve antologia visa, acima de tudo, resgatar o que pensadores libertários de diferentes épocas e condições escreveram de interesse para entender o mundo em que vivemos. Sobre isto, são oferecidos elementos centrais de reflexão sobre temas como a natureza da proposta anarquista, sua visão do Estado e dos fenômenos políticos, a crítica feita contra o capitalismo, a social-democracia e o socialismo de quartel, a organização que se defende através da autogestão e do apoio mútuo, ou, enfim, as contribuições que o anarquismo tem feito à discursos como os do feminismo, do ambientalismo ou do pacifismo. Em um momento de crise generalizada que atinge a civilização capitalista e muitos daqueles que, em seu momento, supostamente decidiram dar respostas, sobram razões para afirmar que o pensamento libertário está mais vivo do que nunca.
Libertari@s. Antología de anarquistas y afines para uso de las generaciones más jóvenes, y de las que no lo son tanto
Carlos Taibo
Los Libros de la Catarata, Colección Mayor, 649. Madrid 2017
176 págs. Rústica 22×14 cm
ISBN 9788490973752
13.00€
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Gato faminto,
copo-de-leite no vaso.
Amor perfeito.
Marcos Ribeiro de Barros
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…