Para todas as pessoas que estão nos chamando para saber como somos e nos dão seu apoio
Este sábado eu fui ver Rodrigo na prisão.
Eu sabia que ele estava em isolamento. Isolamento preventivo, sem um julgamento legal porque o julgamento da mídia foi imediato e como resultado do “alarme social” o colocaram no primeiro grau. O que significa isto? Que estará em uma cela onde entra apenas uma cama. Uma cela vazia. Só. Poderá sair durante duas horas para um pátio quadrado, pequeno como uma pequena sala, onde não pode ver o céu. E só.
Eles dizem que querem protegê-lo. Mas o Protocolo de Istambul estabelece que o isolamento penitenciário pode ser um método de tortura e organizações internacionais consideram o isolamento apenas como uma sanção e por um máximo de 14 dias, pois pode gerar distúrbios psicológicos irreversíveis. Eles querem manter Rodrigo lá por pelo menos seis meses.
Quando eu vim vê-lo, o levaram algemado, com dois funcionários na frente e dois atrás. Eu o vi através de um vidro. Dentro do que se encaixa em uma situação tão difícil, está bem.
Nós nos olhamos durante muito tempo e depois conversamos sobre o que tudo isso significa. Ele me contou o que aconteceu e eu falei sobre a distorção da mídia que eles estão montando. Isso é muito sério, porque apesar do que é investigado é difícil mudar algo porque haveria muita pressão social. A juíza, no relatório, baseia-se no que foi escrito pela mídia e não leva em conta o depoimento das testemunhas que foram apresentadas até agora.
O boom midiático que houve não teria existido se não fosse Rodrigo e não teria sido tão grande se tivéssemos estado em outro contexto político. A imprensa não só condenou fortemente Rodrigo antes de ler os relatos das testemunhas e dele, sobretudo, e mesmo antes de ter o testemunho, mas nos condenaram a um ataque de nazistas que nos forçarão a viver escondidos.
Recebemos muitas ameaças contra Rodrigo e contra mim em nossas páginas do Facebook, no twitter, etc. Agora eu não posso sair na rua por causa do medo de ser reconhecida e atacada. Meu endereço saiu e as imagens da minha família foram publicadas nas redes sociais. Agora tememos por nossas vidas porque sei que Rodrigo foi atacado com uma navalha e sei que essas pessoas que o ameaçaram são perigosas. Continuo pensando que meu filho poderia estar morto, mas ele se defendeu e está vivo.
Muito obrigado a muitas, muitas pessoas que mostraram seu apoio e carinho, para aqueles que nos defenderam. A verdade, mais cedo ou mais tarde, cai por seu próprio peso e tenho certeza que isso vai acontecer.
Um abraço enorme.
Mariana
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Vôo dos pássaros!
fio costurando ligeiro
o céu ao mar.
Tânia Diniz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!