Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Fevereiro / 21 / [Rio de Janeiro-RJ] Lançamento e Debate: O Anarquismo Experimental

[Rio de Janeiro-RJ] Lançamento e Debate: O Anarquismo Experimental

By A.N.A. on 21 de Fevereiro de 2018

rio-de-janeiro-rj-lancamento-e-debate-o-anarquis-1

Lançamento da edição comemorativa dos 20 anos do livro O Anarquismo Experimental de Giovanni Rossi, escrito por Candido de Mello Neto.

Trata-se da 3ª edição deste que é considerado o livro fundamental sobre a Colônia Cecília, uma das mais radicais experiências anárquicas do continente.

Na ocasião será realizado o debate – “História(s) e Rumos do Anarquismo no Brasil” – com os professores Camila Jourdan (Filosofia – UERJ) e Alexandre Samis (História – Colégio Pedro II). Mediação: Marcelo Reis de Mello (UERJ).

“Não existem livros definitivos. Mas se existissem, O Anarquismo Experimental de Giovanni Rossi, do ponta-grossense Candido de Mello Neto seria definitivo sobre a Colônia Cecilia, um experimento de comunidade anarquista realizado em Palmeira (Paraná) com imigrantes italianos, no final do século passado.”

Valêncio Xavier, Curitiba: Gazeta do Povo, 20-01-1997

Para quem quiser adquirir o livro antecipadamente, as vendas estão sendo feitas online na Oficina do Prelo:

http://oficinadoprelo.iluria.com/pd-54248a-o-anarquismo-experimental-de-giovanni-rossi.html?ct&p=1&s=1

Quando: Quinta-feira (22/02), a partir das 18 horas.

Local: Centro Cultural da UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã.

FB: https://www.facebook.com/events/125190201630688/?active_tab=about

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/04/04/palmeira-pr-inauguracao-do-memorial-anarquista-ignora-data-historica-da-chegada-dos-primeiros-cecilianos-2/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/03/28/inauguracao-do-memorial-anarquista-da-colonia-cecilia-e-nesta-quarta-feira/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/04/23/cronica-do-2o-simposio-sobre-a-colonia-cecilia/

agência de notícias anarquistas-ana

Verão de mar brilhante
e o dia marcando passo
na maré vazante

Winston

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Brasil, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Rio de Janeiro-RJ

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários