Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Março / 08 / [Espanha] Greve 8M: Primeira avaliação da CNT sobre o desenrolar da jornada de greve geral feminista do 8M

[Espanha] Greve 8M: Primeira avaliação da CNT sobre o desenrolar da jornada de greve geral feminista do 8M

By A.N.A. on 8 de Março de 2018

espanha-greve-8m-primeira-avaliacao-da-cnt-sobre-1

A Confederação Nacional do Trabalho (CNT) considera a primeira Greve Geral Feminista Internacional todo um êxito em suas quatro vertentes, laboral, de cuidados, estudantil e de consumo

Devemos assinalar que já antes de realizar-se a greve, esta foi todo um êxito já só pelo fato de que se puseram sobre a mesa debates em torno ao machismo, a precariedade e a desigualdade das mulheres em nossa sociedade. Pese ao boicote e silêncio que sofreu a convocatória de greve de 24 horas por CCOO, UGT, ELA, LAB, CIG [“principais” sindicatos do país], alguns partidos políticos e grandes meios de comunicação.

Partindo de que o caráter da greve foi único, no laboral e onde a participação foi variada segundo territórios e setores, encontramos setores mais feminilizados como podem ser Telemarketing, onde a participação chegou a ser de até 50%. Se observam atrasos nos transportes e inclusive na indústria, um setor altamente masculinizado, vemos que oscila a participação de 10 a 20%.

Em grandes e médias empresas se observam mais taxas de participação que nas pequenas, ainda que em ambas recebemos queixas de pressões, ameaças e equívocos atualmente em mãos de nossos serviços jurídicos.

Na administração nós encontramos muitas vezes com que a mesma tenha inflado as necessidades dos serviços, encontrando-nos por exemplo com o caso de um serviço de emergências com 120% de serviços mínimos na Junta de Castilla e León. Vemos que hoje em jornada de greve nos falam do direito ao trabalho, mas se esquecem no resto do ano.

Houve grêmios que se somaram à greve como são as jornalistas, em cujo ramo houve paralisações que, inclusive, chegaram a ser de 100% como em programas como “Carne Cruda”, o programa de Ana Rosa, “Espejo Público”,…

Foram suspensas também rodagens de séries como “Acacias, las chicas del cable”, “Amar es para Siempre”, “La otra mirada”,…

Por territórios, encontramos que a participação nas grandes capitais é ampla, visibilizando-se nos piquetes que colapsaram os centros das principais cidades. Ao contrário, nas cidades menores o cômputo global é bastante inferior, ainda que nas capitais de província se notaram participação.

No âmbito estudantil, o seguimento foi praticamente total, especialmente no ensino médio e universitários, acontecendo o caso de universidades massivamente paralisadas como a Universidade de Sevilla, onde muitos centros não abriram e grande parte do professorado secundaram a greve de 24 horas.

A CNT participou desde o começo do turno da noite do dia de ontem (07/03) em dezenas de províncias, participando em dezenas de atos, desde cacerolaços até piquetes em bicicleta, passando por manifestações noturnas aos tradicionais piquetes informando às trabalhadoras e os trabalhadores dos direitos que podem acolher se fazem greve.

Observamos em determinadas províncias muita beligerância à greve, como o caso de Valladolid, onde detiveram companheiras da Assembleia Feminista 8M, tiraram cartazes e não deixaram fazer seu trabalho aos comitês de greve, mas as companheiras não deixaram de fazer seu trabalho para conseguir que a greve fosse um êxito.

Vemos que as mobilizações da manhã em princípio convocadas por associações estudantis se viram acompanhadas por milhares de trabalhadoras e trabalhadores em greve que as converteram em multitudinárias.

E estamos convencidos que esta tarde as mobilizações vão ser mais massivas se cabe, dado que as pessoas ameaçadas e enganadas que não puderam secundar as 24 horas vão estar nas ruas fazendo escutar sua voz e valer seus direitos.

Fonte: http://cnt.es/noticias/huelga-8m-primera-valoraci%C3%B3n-de-cnt-sobre-el-seguimiento-de-la-jornada-de-huelga-general-fe

Tradução : Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/08/espanha-greve-8m-amanha-8-de-marco-vamos-fazer-historia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/06/espanha-a-policia-apreende-os-cartazes-da-cnt-para-a-greve-de-8m-em-valladolid/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/05/espanha-greve-8m-coletiva-de-imprensa-conjunta-do-bloco-combativo-e-de-classe/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/01/31/espanha-a-cnt-aprova-por-unanimidade-a-convocacao-de-uma-greve-geral-feminista-para-este-8-de-marco/

agência de notícias anarquistas-ana

livro aberto gelado
o norte geme no vento
sobre a página branca

Lisa Carducci

Compartilhe:

Posted in Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários