C o m u n i c a d o:
1918-2018 Centenário da CNT de Fraga.
Cem anos de associacionismo obreiro e libertário
Este ano de 2018 a CNT de Fraga estamos de aniversário; cem são os anos que completamos como organização obreira e libertária, federada à Confederação Nacional do Trabalho.
A CNT foi fundada em 1910, mas foi no Congresso de Sants de Barcelona celebrado em 1918 junto ao Congresso do Teatro da Comédia de Madrid em 1919, onde se aprovaram os acordos sobre a nova estrutura organizativa, baseada em Sindicatos Únicos de Indústria que facilitaram a expansão territorial. Muitos são os Sindicatos de cidades e povoados da Espanha que nasceram durante esse biênio, também em Fraga, sendo um dos primeiros municípios de Aragão.
Desde sua fundação, a CNT foi parte ativa do associacionismo obreiro e político de Fraga e comarca, alcançando grande relevância em momentos históricos concretos: nos anos vinte – durante a ditadura de Primo de Rivera – nos anos trinta – durante a IIª República-, durante a Guerra Civil -1936/1939- mas também nos obscuros anos da ditadura franquista, onde fomos capazes de organizar a resistência e a luta na clandestinidade.
A volta à luz pública com a legalização de 1977, permitiu ter de novo certo protagonismo durante a chamada Transição Democrática. Nestes quarenta anos, seguimos estando presentes, também, no terreno social e cultural fragatino, sendo impulsionadores de muitas iniciativas, sempre de maneira desinteressada e altruísta, comprometidxs com a causa que as sustenta: solidariedade, pacifismo, antimilitarismo, ecologia, feminismo, internacionalismo, etc.
No sindical, condição principal da CNT, sempre ao lado dxs trabalhadores/as, fomentando o associacionismo obreiro não subvencionado e autogestionado, sem ingerências políticas, sem distinção por gênero, lugar de origem ou crenças, difundindo a Ideia de que mais além da reivindicação puramente laboral, é necessário uma mudança social e econômica profunda.
Para celebrar estes cem anos de presença, estamos organizando diversas atividades que iremos desenvolvendo ao longo do ano, com o propósito de divulgar uma parte da história de Fraga e do Bajo Cinca: a da classe trabalhadora organizada que habita estas terras, que não se conforma, que continua perseverante para alcançar uma vida com dignidade e liberdade plena.
CNT – Federação Local de Fraga
Fraga, abril de 2018
Fonte: https://bajocincalibertario.blogspot.com.br/2018/04/centenario-de-la-cnt-de-fraga.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
O gari folheia
o livro de poesias—
Voa passarinho!
Regina Ragazzi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!