[Argentina] 1º de Maio. Significado e projeção

1º de Maio é uma jornada cujo sentido se pode resumir em três palavras:internacionalismo, isto é, a fraternidade universal entre todas as mulheres e homens do mundo que sofrem a opressão e a exploração dos Estados e do capital.

Solidariedade ativa além das fronteiras artificiais criadas pelos opressores.

Anticapitalismo, que implica a luta contra todos os mecanismos e dispositivos que nos obrigam ao trabalho forçado e alienante, ao sustento de uma sociedade perversa que transforma tudo em mercadoria. Que se apropria dos corpos, os manipula, vigia e controla.

O caráter revolucionário da luta emancipatória é claro e pujante. Não aceitar os álibis filosóficos, ideológicos e os dogmas messiânicos que prometem um paraíso futuro se você aceitar a servidão e o jugo do capital. Não à conciliação de classes.

1º de Maio evoca as greves de 1886 em Chicago e todas as lutas pela emancipação integral. Não é o dia do trabalho, é uma jornada para reafirmar nossos princípios libertários e nossa firme convicção de abolir o trabalho assalariado e a sociedade do valor e das mercadorias. Isso só será possível com a auto-organização revolucionária, sem a mediação de líderes, caudilhos e burocratas.

Como proclamado na Primeira Internacional de 1864, e o fizeram as trabalhadoras e trabalhadores anarquistas de Chicago em 1886: a emancipação das trabalhadoras e trabalhadores será obra delas e deles mesmos.

Viva o Comunismo Anárquico!

Viva a Revolução Social!

Carlos A. Solero

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/14/argentina-o-anarquismo-e-o-caminho-que-a-humanidade-deve-transitar-para-nao-se-autodestruir/

agência de notícias anarquistas-ana

Manhã fria
Na fenda do muro um broto}
De vida vaga.

Gustavo Terra