[Espanha] Fuenlabrada: Jornadas feministas 2018

OBRIGADA! MUITO OBRIGADA!

Com as Jornadas Feministas de hoje, 22 de Abril, a CNT de Fuenlabrada gostaria de destacar a gratidão que sentimos, uma vez mais, ante todas as pessoas que fizeram de hoje um dia especialmente grande.

Muito obrigada a todas as pessoas que quiseram participar ativamente do que oferecemos hoje, pela atitude solidária e o desejo de aprender, valorar e visibilizar o problema que supõe viver sob o jugo do patriarcado.

Obrigada às muito, MUITO GRANDES MULHERES que nos mostraram ao longo do dia os efeitos primários (secundários, terciários) do machismo de que cada uma de nós somos testemunha e vítima somente pelo fato de sermos mulheres, através da arte da poesia, da música, do humor, do pensamento e da reflexão desde a perspectiva feminista que tanta falta faz em nossos dias.

Obrigada Rakkel por suas belas, reais e diretas palavras nascidas do manancial de suas experiências e por compartilhar conosco. E obrigada a Enma Lindale por dar melodia e acompanhar as letras com a arte de sua música.

Obrigada a Pamela, a grande e reconhecida Pamela Palenciano, que apesar de saber como contar com humor o que não tem nem um pingo de graça, sempre se abre para lançar uma mensagem tão valiosa quanto a própria vida, contando-nos através de sua desgarrada experiência e da força que esta mesma lhe dá para continuar a luta, para erradicar o que a todas não parece justo.

Obrigada a todas do Teatro Feminista por sua inovadora obra “Deixando-nos dançar”, que nos encantou, divertiu, conscientizou e, sobretudo, nos deu esperança nas novas gerações que parecem ter cada vez mais claro como reconhecer, inclusive antes de sofrer, qualquer tipo de discriminação ou maus-tratos machistas (o futuro promete).

Obrigada a Lalola por se sentar diante de nós com sua naturalidade próxima e nos contar com golpes de acordes e rimas como enxerga a vida, como sofre a realidade do entorno social, político e patriarcal que nos rodeia e usa sua letra para denunciar as causas silenciadas e injustas jamais invisíveis graças a pessoas como ela.

E por último, mas não menos importante, muito obrigada a todas que cozinharam, atenderam ao balcão, prepararam o espaço, levantaram e baixaram cadeiras, que varreram e esfregaram, que compraram e transportaram, por todo o trabalho militante, consciente e de coração sem o qual seria impossível levar a cabo dias TÃO ESPECIALMENTE GRANDES como o que vivemos hoje.

Como sempre, um prazer.

Obrigada A TODAS.

Mais fotos: http://cnt-ait.net/fuenlabrada/2018/04/23/jornadas-feministas-2018-cnt-fuenlabrada/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

pequena abelha
deixa em mim
a sua dor

Alexandre Brito