[Espanha] Lançamento: “Filosofia anarquista do Direito. Um estudo da Ideia”, de Benjamín Rivaya

Ainda que nascido no século XIX, o anarquismo é uma filosofia política que encontra precedentes ao longo da história, tanto naqueles pensamentos que pedem cautela frente ao poder como naqueles outros que enaltecem e reivindicam o ser humano.

A doutrina anarquista inclui uma filosofia do Direito que habitualmente não tem sido levada em conta, ainda que resulte muito atrativa por sua radicalidade. Claro que há que se distinguir o anarquismo clássico, que é do que basicamente trata este livro, de outras correntes que também se tem denominado como anarquistas ou libertárias, encontrando-se as vezes em campos opostos.

Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Lorenzo, Mella, Malatesta, Berkman, Goldman, Rocker ou Chomsky, entre outros, defendem uma curiosa teoria do Direito natural, na qual este cumpre funções diferentes das que normalmente lhes são atribuídas, pois serve para enfrentar e, nesse caso, destruir o Direito positivo, estatal, autoritário. Muitas vezes ficou oculto que o anarquismo é, sobretudo, um humanismo e sua teoria da justiça, uma doutrina dos direitos humanos.

Filosofía anarquista del Derecho. Un estudio de la Idea

Benjamín Rivaya

Tirant lo Blanch, Colección Alternativa, 71. Valencia 2018

235 págs.

ISBN 9788491695561

25 Euros

tirant.com

agência de notícias anarquistas-ana

tomando banho só
no riacho escondido –
cantos de bem-te-vis

Rosa Clement