Amigos de Anna Campbell, a anarquista britânica morta no norte da Síria, ocuparam o telhado da fabricante de armas Airbus, em Bristol, nesta terça-feira (15/05). A ação fez parte de uma série de protestos contra a visita oficial de três dias do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, ao Reino Unido.
Os manifestantes têm uma mensagem clara sobre Theresa May, primeira-ministra britânica, quando ela se encontra com Erdoğan em Londres: “Ela é cúmplice da morte de Anna, combatente das YPJ e de centenas de civis curdos. É simples, temos que parar de armar a Turquia. Agora.“
A Airbus fabrica a asa para o A400M, uma aeronave de transporte multifuncional vendida para os militares turcos. Através da ocupação, os manifestantes também destacaram as histórias por trás das vendas de armas do Reino Unido.
A ocupação marcou o terceiro dia da visita de Erdoğan ao Reino Unido. Ele já havia participado de um almoço patrocinado por comerciantes de armas. E em 15 de maio, foi recebido com pompa no tapete vermelho do Palácio de Buckingham pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e pela rainha Elizabeth II. Defensores da liberdade de imprensa e ativistas curdos protestaram nas ruas.
Segundo a organização de defesa da liberdade de imprensa Repórteres sem Fronteiras, há 172 jornalistas detidos na Turquia por fazerem seu trabalho e uma “caçada” aos meios críticos desde o golpe de Estado, em 15 de julho de 2016.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
amanhece
sol atrás do prédio
vestindo-se de luz
Alonso Alvarez
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!