[Reino Unido] Amigos de Anna Campbell ocupam telhado de empresa fabricante de armas contra visita de Erdoğan ao país

Amigos de Anna Campbell, a anarquista britânica morta no norte da Síria, ocuparam o telhado da fabricante de armas Airbus, em Bristol, nesta terça-feira (15/05). A ação fez parte de uma série de protestos contra a visita oficial de três dias do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, ao Reino Unido.

Os manifestantes têm uma mensagem clara sobre Theresa May, primeira-ministra britânica, quando ela se encontra com Erdoğan em Londres: “Ela é cúmplice da morte de Anna, combatente das YPJ e de centenas de civis curdos. É simples, temos que parar de armar a Turquia. Agora.

A Airbus fabrica a asa para o A400M, uma aeronave de transporte multifuncional vendida para os militares turcos. Através da ocupação, os manifestantes também destacaram as histórias por trás das vendas de armas do Reino Unido.

A ocupação marcou o terceiro dia da visita de Erdoğan ao Reino Unido. Ele já havia participado de um almoço patrocinado por comerciantes de armas. E em 15 de maio, foi recebido com pompa no tapete vermelho do Palácio de Buckingham pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e pela rainha Elizabeth II. Defensores da liberdade de imprensa e ativistas curdos protestaram nas ruas.

Segundo a organização de defesa da liberdade de imprensa Repórteres sem Fronteiras, há 172 jornalistas detidos na Turquia por fazerem seu trabalho e uma “caçada” aos meios críticos desde o golpe de Estado, em 15 de julho de 2016.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/04/03/reino-unido-policia-prende-manifestantes-enquanto-eles-prometem-a-anna-campbell-que-vamos-continuar-a-luta/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/31/reino-unido-manifestantes-soltam-bombas-de-gas-e-interrompem-trafego-antes-de-um-embate-com-a-policia-apos-a-morte-de-anna-campbell/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/20/reino-unido-sua-coragem-nos-inspira-a-continuar-lutando/

agência de notícias anarquistas-ana

amanhece
sol atrás do prédio
vestindo-se de luz

Alonso Alvarez