Anarquistas & Oprimidxs | 25 Imagens de grafites sociais e políticos no Reino Unido

anarquistas-oprimidxs-25-imagens-de-grafites-soc-1

Anarquistas & Oprimidxs | 25 Imagens de grafites sociais e políticos no Reino Unido

Muito antes dos dias de redes sociais e petições online, o grafite tem sido usado como uma demonstração expressiva contra os poderes corporativos e políticos existentes.

Quando eu digo grafite, não estou falando das “tags” multi-coloridas e tridimensionais e artes que podem ser vistas nas laterais de canais e carcaças de trem, estou falando dos primeiros grafites, mensagens com letra de mão e frases escritas por anarquistas e oprimidxs por todo o país.

Peguei um par de livros sobre este assunto ‘The writing on the wall’ de Roger Perry e ‘Graffiti’ de Richard Freeman. Estes livros fascinantes mostram algumas das primeiras imagens de grafites dos anos 60 aos 70. Entre as mensagens e frases sem sentido, existem fotos de grafites direcionados ao racismo, capitalismo, ganância e desigualdade, cobrindo os muros e pontes de nossas cidades do interior e subúrbios.

Estas imagens me intrigam e fazem querer cavar mais fundo e descobrir mais imagens desta natureza. Um grande número de imagens descobertas vieram dos turbulentos anos Thatcher, quando as tensões foram altas e a juventude desprovida de direitos e desempregada expressava sua raiva e sentimentos com respeito ao governo Tory e autoridades dessa época.

Existe algo nessas imagens que te faz pensar sobre as mensagens colocadas e o que aconteceu com as pessoas por trás delas.

Fonte, mais imagens: https://britishculturearchive.co.uk/2018/03/04/anarchists-underdogs-25-images-of-social-political-graffiti-in-the-uk/amp/?__twitter_impression=true

Tradução > Imprensa Matginal

agência de notícias anarquistas-ana

zunir da cigarra…
no instante da pausa
o silêncio ecoa

Gustavo Terra