por Ken Smith | 05/07/2018
A simplicidade do cardápio de bebidas da Blackbird [pássaro preto] pode ser perturbadora para os fãs de Frappuccino ou para aqueles que vieram em busca das bebidas de café sofisticadas.
Foi por isso que tivemos que fazer um aviso de ‘sem máquina de café'”, disse Molly Roberts, apontando para a placa, durante uma breve pausa no meio do tumultuado horário de almoço na semana passada. “As pessoas de vez em quando falam ‘eu pensava que isso fosse uma cafeteria!’ Bem, nós somos uma loja que tem café, mas… é um lugar que algumas pessoas entendem e outras não.”
Além de ter música ao vivo e uma grande variedade de café, livros e arte, Blackbird é, em seu coração, um espaço comunitário e uma livraria anarquista, explicou Robert, que ajudou na fundação da loja, junto a Miles Montalbano e Christy Carter, em outubro do ano passado. Como outros estabelecimentos — citando a Adobe Books & Arts Cooperative em São Francisco — Blackbird é mais dedicada à criação em conjunto e em compartilhar habilidades do que em mover produtos.
“Essa era a nossa intenção desde que começamos a falar sobre abrir a loja”, disse Robert. “Nós queríamos um bar simples porque em Chico [na Califórnia] seria difícil ter um local sem oferecer algo a mais. E é legal poder ter uma bebida enquanto você planeja alguma atividade.”
De início, como organização política e social, a Blackbird ofereceu eventos para recrutar voluntários para o abrigo de inverno Safe Space e 1078 Gallery. Entre outros eventos comoDeath Café, um workshop de autocuidado oferecido pela organização Rape Crisis Intervention and Prevention e arrecadações para o Women’s Health Specialists, um casal de manifestantes do Dakota Access Pipeline e grupos como os acusados do J20. O North Valley Prisoner Support realiza eventos frequentes que acontecem na segunda quinta-feira de todo mês (o próximo será dia 12 de julho, das 18h às 19h30), durante os encontros as pessoas escrevem cartas para presidiários.
“[NVSP] veio até a gente assim que abrimos e isso tem sido uma ótima experiencia”, disse Roberts, contando que o grupo geralmente traz cerca de 10 a 15 pessoas. “As pessoas se perguntam se precisam conhecer o presidiário para quem desejam escrever ou se só são direcionadas para um, mas o NVSP apresenta uma lista com o motivo de estarem na prisão, e as pessoas podem escolher de acordo com suas histórias. Algumas só procuram alguém que faça aniversário no mês e passam o tempo fazendo cartões.”
Quanto a compartilhar habilidades, tem acontecido aulas de yoga e vários workshops sobre remédios herbais na Blackbird, assim como oficinas de serigrafia (silk-screen) pela Pedal Press e noites de artesanato oferecidas pela artista local e professora na Blue Oak School, Claire Fong (no primeiro sábado do mês a partir de setembro).
Sherri Scott, da GRUB Grown Nursery and Farm, é responsável pelos workshops de remédios herbais com a co-fundadora da Blackbird, Carter, e realiza vendas de plantas no pátio dos fundos. Para permanecer no modelo da Blackbird, Scott oferece descontos para escolas, jardins comunitários e grupos dedicados a alimentarem os necessitados.
“É uma coisa excelente para o bairro”, acrescenta Scott durante uma venda de plantas na semana passada. “Eles disponibilizam um espaço ótimo para toda a comunidade, e eu estou feliz por eles estarem abertos para as ideias que eu tenho trazido. Eles sempre me dizem ‘vá em frente!'”
Roberts disse que ela e seus colegas da Blackbird estão ansiosos para oferecer mais eventos comunitários, desde que eles estejam destinados a troca de ideias e não em promover um candidato ou plataforma.
“Estamos abertos para qualquer um que queira, contanto que não seja para campanhas e candidatos políticos”, disse ela. “Quero dizer, as pessoas podem se encontrar aqui para discutir o que quiserem, mas queremos deixar a política partidária fora dos eventos.”
“Para alguns votar é importante, mas nós estamos mais interessados em ajudar as pessoas a verem que elas conseguem fazer coisas sozinhas, que elas não precisam esperar o governo para tornar as coisas melhores. As pessoas ficam chateadas e furiosas com o que está acontecendo no mundo, mas existem coisas que todos nós podemos fazer, aonde estamos, para provocar a diferença.”
Blackbird
1431 Park Ave, Chico, EUA.
+ 1 530-433-1577
facebook.com/pg/blackbirdchico
Fonte: https://www.newsreview.com/chico/place-for-action/content?oid=26507869
Tradução > Lucas Insuela
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Após a garoa
Alegre joão-de-barro
Reforma seu lar.
Julieti Machado de Andrade – 13 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!