O evento de lançamento do “Zine Anarco Feminista Insubmissas” aconteceu no dia 30 de junho, na Cinemateca de Santos, litoral paulista.
O evento
Para abrir com chave de ouro, a maravilhosa KamaKhya (Carla Riesco) nos presenteou com uma performance artística flamejante. Acompanhada de Candy Carvalho, as dançarinas dominaram o fogo e nossos espíritos com sua apresentação de dança tribal. KamaKhya termina a dança com uma demonstração teatral da violência contra a mulher e um discurso muito impactante sobre o resgate ancestral da força feminina e uma saudação à todas que já sangraram nessa terra.
Após a apresentação de Carla e Candy, tivemos a exibição do documentário sobre a professora mineira, Maria Lacerda de Moura (“Maria Lacerda de Moura – Trajetória de Uma Rebelde”), que conta a história de uma grande referência do pensamento feminista brasileiro do séc. XX. Maria Lacerda contribuiu muito para a discussão da opressão da Igreja, da família e do Estado, sobre as mulheres, no Brasil.
Concluindo o evento, realizamos uma roda de conversas, aberta pela apresentação do Coletivo Anarco Feminista Insubmissas – CAFI e do contexto de construção do Zine. Temas como aborto e maternidade, veganismo, Escola Sem Partido e pornografia, foram bem colocados e discutidos pelos participantes do evento.
Contamos também com a exibição das gravuras da genial Beatrix Oliveira, uma das integrantes do CAFI e responsável pela capa do Zine. A mostra trazia gravuras feitas através da técnica de xilografia, peças incríveis talhadas pela artista.
Durante todo o evento, a banca de Rangos Veganos, o Brechó Solidário e o Espaço Kids estiveram rolando a todo vapor. Além dos espaços do coletivo, tivemos a banca de livros da Biblioteca Carlo Aldegheri e a venda dos Zines. Todos o valor arrecadado foi revertido para custear a próxima produção do Zine e das próximas atividades.
O Zine
O Zine Anarco Feminista é uma produção independente do CAFI. Construído através do Grupo Periódico de Estudos Anarco Feminista, a publicação trata de temas como violência contra a mulher, relacionamentos abusivos, sociedade capitalista e suas extensões, movimento negro e anarquismo, aborto e libertação animal, além de uma coluna de relatos de violência e espaço de expressão poética.
Dentre as construtoras do conteúdo do Zine estão Jully Vasconcellos (CAFI e NELCA-Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri), Rafaela Sellera, Giovana de Castro (CAFI), Carla Eiko (CAFI e NELCA), Denise Guerra (CAFI), Amanda Corrochano (CAFI), Sil Teixeira (NELCA) e Fhoutine Marie (Ativismo ABC – Casa da Lagartixa Preta). Na capa, gravura em carimbo de Beatrix Oliveira (CAFI).
Próximos eventos
O coletivo está organizando mais dois eventos de lançamento em duas cidades da grande São Paulo. O primeiro irá ocorrer na sede do Centro de Cultura Social (CCS-SP), situada na Rua General Jardim, 253 – Sala 22, São Paulo, no dia 11 de agosto (sábado), às 15 horas, no mesmo formato do lançamento na Cinemateca de Santos.
O segundo será realizado na Casa da Lagartixa Preta (R. Alcides de Queirós, 161, Bairro Casa Branca, Santo André), no dia 29 de setembro (sábado), às 15 horas.
FB: CAFI – Coletivo Anarco Feminista Insubmissas
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Filhote de gato
Já alcança o telhado
Quer ver a lua?
Hilary Monick Sporne – 10 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!