
Materiais nazistas foram apreendidos pela Polícia Civil de Venâncio Aires nessa quinta-feira, 9, em Mato Leitão. Os itens eram de um adolescente, de 17 anos, morador do município. Conforme o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, a denúncia de que o jovem fazia apologia ao nazismo chegou à delegacia por meio da direção da escola onde o rapaz estuda.
“Ele apresenta comportamento temperamental, propagando ideias nazistas e usando suásticas. Isso provocou até certo medo em outros alunos e professores, o que fez com que a direção nos procurasse”, comentou. O jovem também teria expressado grande conhecimento sobre casos de atentados, principalmente em escolas dos Estados Unidos, em que alunos abriram fogo contra colegas.
O comportamento do jovem foi confirmado com o cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa do adolescente. No quarto do rapaz foram encontrados livros, desenhos e fotografias de suásticas e de Hitler, além de outros itens localizados no celular do jovem. “A família se mostrou surpresa com a presença da polícia”, afirmou o delegado. Os familiares teriam alegado aos policiais que o adolescente faz tratamento para depressão e toma remédios controlados.
Conforme o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, será instaurado um processo de investigação por ato infracional, que será encaminhado ao Ministério Público, já que o parágrafo primeiro do artigo 20 da Lei nº 7.716 de 5 de Janeiro de 1989, define como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.” A pena prevista na lei é de reclusão de um a três anos e multa. No caso do jovem, o promotor de justiça deve definir medidas socioeducativas a serem cumpridas, após a avaliação do processo.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
os aloendros
em fila
nos separavam do mundo
Guimarães Rosa
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?