[Espanha] Um afiliado da CNT demitido por apoiar a greve feminista obtém sua reintegração

Em 31 de agosto, conhecemos desde a CNT a sentença que declarou nula a demissão de um companheiro e membro de nosso sindicato em Valladolid por exercer seu direito de greve em 8 de Março.

Por conseguinte, a sentença obriga a empresa a restabelecer o trabalhador nas mesmas condições em que foi contratado no momento da demissão – contrato temporário por obra e serviço – bem como pagar os salários de tramitação durante o tempo que durou o processo e até o momento em que seja reincorporado.

É uma grata notícia para o companheiro e para o sindicato como um todo. Da CNT, lançamos as seguintes avaliações ante este fato:

• Ser parte de um sindicato e ter informações sobre seus direitos é fundamental para exercê-los no local de trabalho. O fato de este companheiro conhecer os seus direitos e sentir-se apoiado pela organização deu-lhe a coragem de exigir, e põe em marcha as ferramentas que o sindicato possui para poder levar a cabo este tipo de situação. Etapa 1) Conscientização do Trabalhador – Etapa 2) Atuação do sindicato.

• Mas as demissões por motivos de Greve nem sempre são fáceis de provar no tribunal. Por isso que desde a CNT, para garantir o direito de Greve aos trabalhadores, incentivamos o estabelecimento de seções sindicais em cada empresa. Desta forma, eles podem garantir seu cumprimento e evitar, através da força dos números, do apoio mútuo e da solidariedade, que as empresas tenham a coragem de considerar a possibilidade de quebrar com a extorsão e abuso de poder os direitos que tanto nos custaram a ganhar as pessoas trabalhadoras.

É a organização das pessoas trabalhadoras em seus postos de trabalho e sua ação de forma direta com a empresa que garantem que os direitos não sejam deixados em um pedaço de papel, e as que alcançam melhorias tangíveis nas condições de vida daqueles que trabalham. São as seções sindicais que foram implantadas com força, aquelas que dão origem a greves poderosas e eficazes que alcançam melhorias em nível de empresa e aprofundam abordagens como as expressas na greve geral do passado 8 de Março.

É claro que as reivindicações realizadas no 8 de Março fazem parte do quadro de reivindicações que a CNT persegue nos postos de trabalhos onde tem implantação. A seção sindical aqui é sua melhor defesa e é pela CNT que queremos apostar. Medidas coletivas ante problemas que podem afetar qualquer pessoa.

Finalizamos estas linhas incentivando a todos os trabalhadores a se organizarem no seu local de trabalho, qualquer que seja, para, a partir daí, viabilizar as propostas decorrentes deste conjunto de pessoas. Nós podemos construir um mundo mais justo desde já.

CNT: seu sindicato para lutar (no dia 8 de Março e em qualquer outro dia do ano).

#CuentaConCNT

Fonte: https://www.cntvalladolid.es/un-afiliado-de-cnt-despedido-por-apoyar-la-huelga-feminista-consigue-su-readmision/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/04/espanha-tres-feministas-da-cnt-represaliadas-por-participar-na-greve-feminista-de-8-de-marco-em-gijon/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/09/espanha-greve-8m-exito-estrondoso-da-greve-geral-feminista-do-8-de-marco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/08/espanha-greve-8m-primeira-avaliacao-da-cnt-sobre-o-desenrolar-da-jornada-de-greve-geral-feminista-do-8m/

agência de notícias anarquistas-ana

o dia abre a mão
três nuvens
e estas poucas palavras

Octavio Paz