[Espanha] Lançamento: “Fuera de la ley. Vol.3 | Contrabandistas, expropiadores, protoquinquis y guerrilleros. Los bajos fondos en España (1937-1960).”

O novo e aguardado lançamento da coleção que tem mudado a maneira de ver nosso passado, o do submundo e dos fora da lei. Sonhadoras, contrabandistas, membros da resistência, contrabandista, renquistas, guerrilheiras, ladrões, bandos negros, pistoleiros, assaltantes, vedetes, protoquinquis, expropriadores, vingadores, ladrões de trens, ladras de lojas.

A partir de 1936, com as cidades vindo abaixo, bombardeadas e sitiadas, o que acontece com relação a esses bairros em seus dias chamados “sinistros” ou “tenebrosos” (os bairros chineses, os lugares do crime) e os fora da lei será diferente. O pós-guerra, igualmente, também mudará seus protagonistas. Dificilmente encontraremos um Eduardo Arcos (aliás “Fantômas” ou “Rei dos fantasmas”), ou bandos de apaches tatuados e aos chamados “automóveis fantasmas”, ao ladrão convertido em rato de hotel com porrete e clorofórmio, ao mascarado quase folhetinesco, aos valentões e criminosos compartilhando tragos em um café com música à espera de uma nova encomenda criminosa de um falso barão, líder da Banda Negra que assolará Barcelona, ao mundo do cuplé, do charlestom, os cabarés legendários. Aquela última boemia está a ponto de despedir-se para nunca mais. O que veio em seguida foi diferente, um fora da lei que buscará sua existência de outra maneira e sob os rigores – e horrores – do franquismo. Assim, desfilará a miséria generalizada do pós-guerra e se passou da Espanha noir à Espanha “negra”. Mas, enquanto isso, o crime… Porque o franquismo foi uma máquina de esquecimento. O mito da inexistência ou diminuição da delinquência em tempos do ditador foi uma operação de propaganda, uma mentira fabricada torpemente. Aqui te contamos apesar da censura e da operação de maquiagem que se empreendeu em seus dias.

Fuera de la Ley (vol. 3). Contrabandistas, expropiadores, protoquinquis y guerrilleros. Los bajos fondos en España (1937-1960), completa a paisagem até agora quase inédita, de meio século de submundo, pistoleiros, foragidos e bandos subterrâneos que retratamos em uma aventura editorial para resgatar e trazer ao presente nosso passado, esse que nos diz o que fomos mas também o que somos.

Explodidas pela dinamite desapareceram a casa do cura pároco, que foi transformada em café e depois em cabaré”

Azul (órgão da Falange Espanhola das JONS) 12 de julho de 1938

Nossos três bravos companheiros fizeram frente aos algozes de Quíntela, encarregando-se primeiro do asqueroso réptil, pretenso “perseguido” de Madrid que organizou a emboscada. Um bom momento durou a refrega e outro policial “valente” que lhes intimava a render-se foi igualmente eliminado, junto ao qual caíram também vários feridos”

Solidariedade Obreira, 24 de julho de 1948

Imprensa

Fuera de la Ley ameaça em converter-se – na mira de uma pistola – em uma obra de referência dentro do gênero da prosa policial espanhola, como talvez o faça também por extenso a coleção True Crime merced al buen hacer editorial de La Felguera” (eldiario.es)

Fuera de la Ley é uma radiografia do crime protagonizada por pistoleiros, anarquistas e meliantes” (El País)

Apaixonante híbrido entre o ensaio histórico e a crônica negra, o novo título de La Felguera não só oferece profusa documentação gráfica da época, mas também contextualiza a sua insólita galeria de protagonistas desde uma perspectiva heterogênea e raivosamente contemporânea” (Canino Magazine)

Fuera de la ley. Vol.3

Contrabandistas, expropiadores, protoquinquis y guerrilleros. Los bajos fondos en España (1937-1960).

La Felguera Editores, Colección True Camino, 48. Madrid 2018

450 págs. Rústica 24×17 cm

ISBN 9788494420887

23.00€

lafelguera.net

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/03/espanha-lancamento-fora-da-lei-quadrilha-anarquistas-bandoleiros-e-apaches-os-delinquentes-na-espanha-1900-1923/

agência de notícias anarquistas-ana

Fundo de quintal…
Silêncio. No velho muro,
uns cacos de sol…

Jorge Fonseca Jr.