por Pelao Carvallo | 14/10/2018
A democracia está em perigo, como ontem e anteontem, como amanhã. Hoje no Brasil, antes no Chile, depois na Alemanha, talvez na Malásia. A democracia está em perigo porque as pessoas votam e para impedir o perigo que nos chamam a votar. Votar para fortalecer a democracia que o voto põe em perigo. A democracia está em perigo porque ganhará a direita que quis ir para as eleições e para conter esse perigo se pede a todos, mesmo aos anarquistas que votem, não nulo ou abstendo-se, se não votar no candidato progressiva da vez. Assim, o perigo da democracia passará, colocando no governo alguém que nos governa, do mesmo governo que já nos governou colocando a democracia em perigo por estar débil para estas eleições.
A questão é que você vai votar, não por convicção, mas por medo, a política não é política, agora é pura emoção. Não se trata de pensar sobre o voto, é sobre votar contra o medo, como um amuleto, como um feitiço.
Na hora de governar, superado o perigo, o progressista no poder reprimirá sem culpa quem votou nele, especialmente o anarquista que cheio de emoção saiu para votar sem pensar, apenas com medo.
Se você não votar, dirá que não fez nada, será sempre sua culpa. Se você votar, governarão sem te perguntar: no fundo, assim é a democracia.
A democracia está sempre em perigo quando a xenofobia é muita (se é pouca não importa), a democracia está sempre em perigo quando o racismo é muito (se é pouco a visibilização o remediará), a democracia está sempre em perigo quando a homofobia é muita (se é pouca uma travesti na televisão resolve), a democracia está em perigo quando o machismo é muito (se é pouco um fundo para investigação vai ajudar), a democracia está em perigo quando há um grande ataque à cultura (se é pouco, uma bolsa de estudos, algumas viagens vão ajudar).
A democracia está em perigo, como antes e como depois, e você é pressionado a votar com culpa e medo. Passado o perigo, eles terão seus cargos e seus postos; o desemprego, a falta de bolsas de estudos, a negação de saúde, o abuso à cultura será para você. Hoje seu voto vale a pena – amanhã você, novamente, não valerá nada, ganhe este ou ganhe aquele.
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/12/combater-o-facismo-pela-acao-direta/
agência de notícias anarquistas-ana
Vento do anoitecer –
Aos pés da garça-real
o lago se encrespa.
Yosa Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!