Anarquistas da Motion Twin invadem o segmento de jogos eletrônicos

por Federalista Ácrata

O segmento de jogos é um dos setores econômicos mais promissores da atualidade. Nele também tem aparecido algumas soluções que combatem o monopólio da indústria de jogos. Apesar de grandes empresas concentrarem grande fatia do mercado, estúdios independentes têm aparecido produzindo um grande volume de jogos indies. Agora imagine as ideias anarquistas atuando neste mercado.

Apesar da mão de obra qualificada exigida neste mercado, como em todo o mercado de tecnologia da informação, o segmento do jogos é comum o profissional não ser financeiramente reconhecido. Casos e mais casos ocorrem e mostram a evidência da concentração de renda na mão dos estúdios, enquanto os desenvolvedores são prejudicados pelo excesso de trabalho, baixos salários e demissões no fim dos projetos.

É aí que surge uma cooperativa anarco-sindical, a Motion Twin, um estúdio de jogos localizado em Bordéus, na França. 11 trabalhadores, sem hierarquias e sem diferenças salariais. “Na verdade, usamos uma fórmula super básica: se um projeto é bem-sucedido, as pessoas recebem basicamente mais bônus, e todos são pagos da mesma maneira”, diz um dos mais antigos colaboradores, o designer Sébastien Bénard ao site Kotaku.

E a Motion Twin não é tão nova. Já tem quase duas décadas atuando no mercado, e já lançou alguns jogos. O mais recente, Dead Cells, inspirado no Castlevania, vendeu mais de 700.000 unidades para PC.

E não é somente na remuneração que eles fazem diferente, a tomada de decisão também é algo horizontal, tudo decidido pela equipe. As decisões geralmente são tomadas por todos mediante comunicação direta, simples, usando aplicativos de comunicação na internet. As mais complexas são decididas através de reuniões. Caso não encontrem um consenso nas tomadas de decisões, optam por votação.

Isto só mostra o quanto nosso trabalho pode tomar espaços onde jamais imaginados. Principalmente no aspecto da propaganda. Os anarquistas do final do século XIX e século XX usavam jornais para propagar as ideias libertárias. Imaginem a proporção de que as ideias libertárias chegariam se elas fossem disseminadas a crianças, jovens e adultos através de jogos eletrônicos.

Fonte: https://felibertaria.wordpress.com/2018/11/08/anarquistas-da-motion-twin-invadem-o-segmento-de-jogos-eletronicos/?fbclid=IwAR21ZEiUJ2p9ieA0Ndvc4K9R9QkyAek3-kGOn0pMl-9j8In-WzFBbEAOvgg

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/03/25/chile-anarcopolis-jogo-de-mesa-focado-na-tematica-libertaria/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2012/06/26/eua-a-las-barricadas-um-jogo-de-tabuleiro-sobre-o-conflito-social/

agência de notícias anarquistas-ana

Libélula voando
pára um instante e lança
sua sombra no chão

H. Masuda Goga