Um juiz federal manteve hoje (06/12) na prisão, para processá-los em prisão preventiva, dez anarquistas acusados de ter colocado dois explosivos em Buenos Aires, em um cemitério histórico e na casa de um juiz.
O juiz Federal Julián Ercolini disse em uma decisão que teve acesso a agência estatal Télam que os detidos faziam parte de uma “organização” que utilizava os explosivos, entre outros, para cometer “crimes contra a segurança, a fim de instilar o medo público, para impor as suas ideias e lutar contra os outros, e para gerar agitação social, tumultos e desordem”.
Os eventos
O primeiro incidente envolvendo explosivos ocorreu há três semanas, quando o grupo tentou explodir uma bomba caseira na casa do juiz federal Claudio Bonadio por suas atuações contra os anarquistas.
Uma semana depois, outra explosão atingiu uma mulher que a tinha preparado no histórico cemitério da Recoleta, juntamente com um acompanhante que foi preso.
A mulher que foi ferida após a explosão segue no hospital em estado grave, pelo que não pôde depor e o juiz não definiu a sua situação jurídica, ainda que o juiz considere que também faça parte do grupo anarquista.
A decisão do juiz
Segundo a investigação, os dois anarquistas tinham a intenção de atacar o mausoléu de Ramón Falcón, o chefe da Polícia de Buenos Aires que foi assassinado por um jovem trabalhador em 1909.
Em seu escrito, o juiz observou que, embora “inúmeras provas dão conta das ideias anarquistas” dos detidos, seu processamento não deve a isso, mas “ao modo usado para fazê-las prevalecer, colocando explosivos na casa de um juiz e onde jazem os restos de quem revestiu a chefatura da Polícia Federal e morreu produto de um artefato explosivo”.
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Tão miseráveis,
As glicínias sem folhas
Do velho templo.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!