[Argentina] Mantêm-se na prisão os 10 anarquistas argentinos presos por colocarem explosivos

Um juiz federal manteve hoje (06/12) na prisão, para processá-los em prisão preventiva, dez anarquistas acusados de ter colocado dois explosivos em Buenos Aires, em um cemitério histórico e na casa de um juiz.

O juiz Federal Julián Ercolini disse em uma decisão que teve acesso a agência estatal Télam que os detidos faziam parte de uma “organização” que utilizava os explosivos, entre outros, para cometer “crimes contra a segurança, a fim de instilar o medo público, para impor as suas ideias e lutar contra os outros, e para gerar agitação social, tumultos e desordem”.

Os eventos

O primeiro incidente envolvendo explosivos ocorreu há três semanas, quando o grupo tentou explodir uma bomba caseira na casa do juiz federal Claudio Bonadio por suas atuações contra os anarquistas.

Uma semana depois, outra explosão atingiu uma mulher que a tinha preparado no histórico cemitério da Recoleta, juntamente com um acompanhante que foi preso.

A mulher que foi ferida após a explosão segue no hospital em estado grave, pelo que não pôde depor e o juiz não definiu a sua situação jurídica, ainda que o juiz considere que também faça parte do grupo anarquista.

A decisão do juiz

Segundo a investigação, os dois anarquistas tinham a intenção de atacar o mausoléu de Ramón Falcón, o chefe da Polícia de Buenos Aires que foi assassinado por um jovem trabalhador em 1909.

Em seu escrito, o juiz observou que, embora “inúmeras provas dão conta das ideias anarquistas” dos detidos, seu processamento não deve a isso, mas “ao modo usado para fazê-las prevalecer, colocando explosivos na casa de um juiz e onde jazem os restos de quem revestiu a chefatura da Polícia Federal e morreu produto de um artefato explosivo”.

Fonte: https://emisorasunidas.com/mantienen-en-prision-a-10-anarquistas-argentinos-por-colocar-explosivos/?fbclid=IwAR3xaZw9RvCChJLzG71ZYOzaNWMH7OQ2VuuzF3H3Cy73EPMdzd0Hs0WNjAI

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/11/15/argentina-jovem-lanca-bomba-em-casa-de-juiz-argentino-e-jazigo-do-ex-chefe-de-policia-ramon-falcon-e-atacado-a-duas-semanas-do-g20/

agência de notícias anarquistas-ana

Tão miseráveis,
As glicínias sem folhas
Do velho templo.

Buson