No início de dezembro passado foram anunciados os resultados do referendo que a IWW da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) convocou entre sua afiliação sobre a inclusão dessa central sindical na Confederação Internacional do Trabalho (CIT).
O resultado foi extremamente positivo! A IWW-Nara já faz parte, oficialmente, da CIT.
A IWW-Nara já vinha acompanhando o processo de construção da CIT desde a Conferência Internacional de Barakaldo, em novembro de 2016. De fato, suas contribuições e propostas foram fundamentais para facilitar o progresso no Congresso Fundamental da CIT em Parma, em maio deste ano.
Mas cada organização tem seus próprios processos internos de tomada de decisão, para garantir que isso seja feito de baixo para cima com respeito escrupuloso pela democracia interna. E no modelo da IWW-Nara, sua operação exigia que um referendo fosse convocado, uma vez que os acordos do Congresso Fundador da CIT fossem conhecidos, nos quais toda a afiliação poderia se pronunciar sobre pertencer à Internacional. A imensa maioria se mostrou favorável a essa inclusão.
A IWW-Nara é não só uma das mais importantes organizações sindicais revolucionárias do mundo por sua longa história (foi fundada em 1905!) ou número de militantes, mas especialmente pela sua interessantíssima luta sindical e social, como o trabalho de organização entre pessoas encarceradas ou encorajando o movimento antifascista e de oposição a Trump nos Estados Unidos. De fato, cerca de um terço de seus membros e afiliados são presos que estão incluídos no Comitê para a Organização dos Trabalhadores Presos (IWOC), do qual eles lutam para melhorar as condições de vida nas prisões do país com o maior percentual de população carcerária do mundo. Além disso, seus Comitês de Defesa locais foram essenciais na organização do movimento contra a nova (extrema) direita em muitas cidades dos Estados Unidos, onde, de outro modo, não haveria estrutura organizacional para promovê-lo. Além, claro, de sua luta exclusivamente sindical.
A IWW-Nara já havia dado uma contribuição importante para o desenvolvimento da CIT até o momento. Agora, com a sua adesão oficial e definitiva, é o caso que esta Internacional já reúne as mais numerosas e ativas organizações anarcossindicalistas e sindicalistas revolucionárias do planeta. Podemos ter certeza de que a IWW-Nara continuará a contribuir com sua experiência e entusiasmo, juntamente com as outras seções da CIT, para a defesa e promoção dos interesses dos trabalhadores do mundo.
Abaixo, reproduzimos a declaração com a qual a IWW-Nara anunciou a decisão de sua afiliação:
Chicago, 8 de dezembro de 2018 – Em seu referendo anual, a administração norte-americana da IWW (Trabalhadores Industriais do Mundo) votou esmagadoramente para se juntar à recém-formada Confederação Internacional do Trabalho (CIT). A CIT é uma organização internacional que une sindicatos revolucionários em oito países da Europa, América Latina e América do Norte.
A CIT concentra-se em desenvolver um modelo visível de sindicalismo revolucionário, uma forma de formar sindicatos baseados na solidariedade e na ação direta, e prefigurar um mundo liberado do capitalismo. Os sindicatos da CIT já estão coordenando suas atividades entre os trabalhadores de apps, como Deliveroo e Foodora, inclusive com greves coordenadas contra a Deliveroo em vários países.
A IWW traz a nossa experiência de organização em prisões com o Comitê para a Organização dos Trabalhadores encarcerados (Comitê Organizador de Trabalhadores Encarcerados / IWOC). A CIT e suas seções apoiaram a greve de presos ocorrida nos EUA este ano, para a qual o IWOC desempenhou um papel importante. Através da CIT, a IWW começou a contatar sindicatos presos em outros países.
Ainda mais do que a prática sindical cotidiana, a CIT dá origem a suas seções para compartilhar experiências de lutas maciças dos trabalhadores. Neste ano, a Confederação Nacional do Trabalho (CNT – seção espanhola da CIT) desempenhou um papel importante na coordenação de uma greve geral feminista em 8 de março, que a CNT e a CIT querem dar como exemplo para 2019.
O voto da IWW para se juntar à CIT culmina com vários anos de colaboração entre esses sindicatos para trazer esta Internacional à luz. Queremos continuar desenvolvendo nossos projetos mútuos e formando relacionamentos em outras partes do mundo. A IWW compartilhará sua experiência e aprenderá com a experiência dos outros – para inspirar e inspirar-se. Com as crises econômicas, ecológicas e políticas que o capitalismo traz e intensifica, precisamos de um movimento revolucionário vibrante e internacionalista agora mais do que nunca.
Viva a Internacional!
Industrial Workers of the World – Administração Regional Norte-Americana Afiliada à Confederação Internacional do Trabalho
Fonte: http://cnt.es/noticias/la-iww-se-afilia-con-la-confederacion-internacional-del-trabajo
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
tomando banho só
no riacho escondido –
cantos de bem-te-vis
Rosa Clement
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!