[Itália] Fundação da Confederação Internacional do Trabalho (CIT) em Parma

Finalizado o Congresso e aprovados os estatutos, se fundou a Confederação Internacional do Trabalho (CIT), associação internacional que englobará o anarcossindicalismo e o sindicalismo revolucionário, composta por USI (Itália), FAU (Alemanha), CNT (Espanha), IWW (América do Norte), ESE (Grécia) e IP (Polônia).

A CNT ficará com a secretaria da internacional durante o primeiro biênio, posteriormente a FAU, e em terceiro lugar a IWW. Durante os primeiros cinco anos da internacional a USI se encarregará da tesouraria. As cotas serão de acordo com o poder aquisitivo de cada país, se reconhecem 3 níveis de poder aquisitivo. O terceiro nível, mais baixo, será dirigido a países em desenvolvimento da América Latina, Ásia ou África.

Durante os próximos anos, os eixos de trabalho serão a formação, a ação sindical e a expansão. No âmbito formativo, se trocará informação laboral a nível internacional, se realizarão escolas de verão e se realizarão traduções de materiais para compartilhar. Por outro lado, na ação sindical se reforçará e estabelecerá o 8 de março como dia de luta de direitos das trabalhadoras e se compartilharão conhecimentos de diversos setores industriais.

Por último, a expansão se baseará em compartilhar contatos de organizações afins, tradução de propaganda e especial atenção ao trabalho com trabalhadores migrantes, sem direitos, transfronteiriços, etc. Outros objetivos a médio prazo serão o transporte, gênero, setor de restauração, trabalhadores encarcerados e migrantes, educação e saúde. Se acordou sediar o próximo congresso na Alemanha, a pedido da FAU,

Se fecha este Congresso internacional entre aplausos e sinergias do sindicalismo combativo, após vários dias de intenso trabalho, com a sensação geral de haver iniciado um projeto emocionante e com vistas a converter-se em um marco histórico.

Fonte: http://cnt.es/noticias/fundaci%C3%B3n-de-la-confederaci%C3%B3n-internacional-del-trabalho-cit-en-parma

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/13/italia-cronica-do-primeiro-dia-do-congresso-internacional/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/12/italia-acontece-neste-fim-de-semana-congresso-fundacional-da-nova-internacional-anarcossindicalista/

agência de notícias anarquistas-ana

no aconchego da terra
a semente
vive a espera

Eugénia Tabosa