Apresentação na quinta-feira, 21 de fevereiro, às 20h00, na Cinètika (Rambla de Fabra i Puig, 28, Barcelona) do documentário “En la brecha, anarquistas contra Franco”, documentário biográfico sobre a vida do militante anarquista Octavio Alberola.
Octavio Alberola Suriñach nasceu em 4 de março de 1928 em Alaior (Menorca, Islas Baleares). Filho dos professores racionalistas e militantes libertários José Alberola Navarro, professor aragonês que foi conselheiro de Instrução do Conselho de Aragão durante o processo revolucionário de 1936-1937, e Carmen Suriñach, professora de Olot (La Garrotxa).
Em 1939 se exilou no México com sua família onde estudou engenharia civil no México DF e milita de maneira destacada nas Juventudes Libertárias e participou do “Movimiento Español 59” (ME / 59), preparando ações de guerrilha e se relacionou com Juan García Oliver.
Em 1962 se instalou clandestinamente no Estado francês e fez parte da Defesa Interior com García Oliver, Cipriano Mera e outros militantes destacados, entre 1962 e 1965.
A partir de 1965 seu nome aparece ligado a numerosas atividades dirigidas para golpear o regime franquista participando de grupos como “Primero de Mayo”, responsável por ações contra o fascismo espanhol.
Após o fim do franquismo Octavio seguirá militando no movimento anarquista participando ativamente em Perpignan (França) lugar onde reside e segue difundindo o ideal anarquistas em palestras, debates e livros.
>> Trailer (00:48) “En la Brecha, anarquistas contra Franco”:
https://www.youtube.com/watch?v=xOTPXYtktGw
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
no contorno do gato
um ponto negro no dorso
dorme –
Krzysztof Karwowski
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!