[Reino Unido] A importância de Bakunin hoje

Bakunin tem falado por si mesmo em sua obra escrita [amplamente acessível tanto impressa como na Internet], assim que poderia ser valioso fazer uma avaliação das ideias e ações de Bakunin. Com o predomínio do marxismo no mundo do trabalho e nos movimentos revolucionários no século vinte, se tornou a norma descartar Bakunin como um confuso ou como irrelevante. No entanto, durante sua vida foi uma figura importante que obteve muito e sério apoio. Marx foi tão pressionado por Bakunin e seus simpatizantes que teve que destruir a Primeira Internacional despachando-a a Nova York. Para que não sucumbisse ante o anarquismo, Marx o aniquilou mediante uma manobra burocrática. Com o colapso da União Soviética, e o giro da China e Cuba para o mercado e a sempre crescente, e óbvia, corrupção de sua elite burocrática, as ideias de Bakunin e o anarquismo revolucionário tem novas possibilidades. Se o socialismo autoritário de Estado provou ser intrinsecamente falido, então as ideias comunistas libertárias oferecem uma vez mais uma alternativa confiável.

As qualidades duradouras de Bakunin e seus sucessores são muitas, mas o sério compromisso com a derrocada revolucionária do capitalismo e do Estado devem ter alta prioridade. Bakunin foi muito mais um executor que um escritor, se lançou a insurreições reais, para a grande perturbação dos cabeças de Estados europeus. A tradição militante foi continuada por Malatesta, Makhno, Durruti, e muitos outros anônimos.

Bakunin previu os perigos do socialismo de Estado. Suas predições sobre uma sociedade militarizada e escravizada dominada por uma classe dominante marxista sucedeu de um modo que, inclusive, Bakunin não pôde conceber completamente. Lenin, Trotsky e Stalin superaram ainda os czares em sua arrogância e brutalidade. Após décadas de socialismo reformista, a avaliação de Bakunin provou ser correta. Na Grã Bretanha o insulto máximo no povo trabalhador é ‘Senhores Socialistas’ [Socialist Lords]. O insulto é literalmente aplicável aos Membros do Parlamento do Partido Laborista (“Labour MP’s”), a quem geralmente concede a promoção à aristocracia por seus serviços ao capitalismo.

Bakunin lutou por uma sociedade baseada na justiça, na igualdade e na liberdade. Ao contrário dos líderes políticos da esquerda ele teve grande fé no potencial espontâneo, criativo e revolucionário do povo trabalhador. Suas crenças e ações refletem isto.

Os revolucionários podem aprender muito do valor deste federalismo, de sua militância e de seu desprezo pelo Estado, que no século vinte assumiu proporções gigantescas e perigosas. Bakunin tem muito que ensinar-nos, mas nós também devemos desenvolver nossas ideias frente aos novos desafios e oportunidades. Devemos reter o centro revolucionário de seu pensamento e assim avançar.

Com isto em mente, a Anarchist Federation (Federação Anarquista) está constantemente buscando desenvolver uma práxis anarquista revolucionária cimentada nas ideias de Bakunin, mas indo mais adiante para adequar-nos às demandas do capitalismo de hoje.

Te damos as boas vindas ao desafio!

Anarchist Federation

Fonte: https://es.theanarchistlibrary.org/library/anarchist-federation-bakunin-basico.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/05/19/espanha-a-revitalizacao-do-pensamento-de-bakunin/

agência de notícias anarquistas-ana

a borboleta
pousa sobre o sino do templo
adormecido

Buson