[Itália] Anarquistas saem às ruas de Turim contra desalojos

Os anarquistas em Turim, norte da Itália, realizaram no sábado, 09 de fevereiro, um ato de resistência sem precedentes contra o Estado depois de uma onda de repressão contra os centros sociais e indivíduos revolucionários.

Centenas de revolucionários tomaram as ruas depois do desalojo do El Asilo, um centro anarquista revolucionário que se manteve durante mais de duas décadas em Turim.

Os anarquistas realizaram um jardim de infância no centro. Este projeto foi um elemento básico na cidade. O jardim de infância ajudou às crianças em Turim a desenvolver-se e crescer, enquanto que o Estado sempre demostrou ser incapaz, pouco disposto e ineficaz em seus esforços sociais.

A ação passou de um protesto a um ato de rebelião portentoso e desafiante contra o Estado policial opressivo. A cidade não havia visto uma ação tão audaz há bastante tempo, e os revolucionários deixaram claro que os atos de repressão terão uma resposta.

Várias pessoas foram detidas [12 no total] pelas forças ilegais do Estado desde o ataque e nas ações. Durante os enfrentamentos, quatro manifestantes ficaram feridos. Os companheiros exigiram a liberação imediata de todos os presos na ação.

A prefeita de Turim, do Movimento Cinco Estrelas, declarou em mensagem no Facebook que os distúrbios “não podem ser confundidos de nenhuma maneira com o exercício da democracia” e condenou estes enfrentamentos por ser de “uma gravidade inaudita”.

Por sua vez, o ministro do Interior e líder do partido ultradireitista Liga, Matteo Salvini, pediu a “prisão” para os manifestantes e defendeu o fechamento dos espaços anarquistas. “Turim é refém de algumas centenas de delinquentes dos centros sociais. Todo o meu apoio aos turineses e às forças da ordem. Para estes criminosos (finalmente desalojados há poucos dias) está acabando a moleza”, afirmou Salvini em uma nota.

A medida que a Itália está sendo dominada cada vez mais pelo partido fascista Liga Norte, a resistência anarquista se tornou cada vez mais urgente e importante.

agência de notícias anarquistas-ana

folhas escuras
tremem na brisa
à contra-lua

Rogério Martins

One response to “[Itália] Anarquistas saem às ruas de Turim contra desalojos”

  1. Yuri

    gostaria de saber mais noticias sobre Itália..